quarta-feira, maio 31, 2006

Uma entrevista fantasmagórica!!

Uma espantosa entrevista ficcionada com Adam Smith; esse autor portento da Riqueza das Nações.

The author of the Wealth of Nations, back in Glasgow for a university fundraiser, has some surprising ideas on international development, taxation and the role of the state

The scene is a fundraising event in Glasgow University. The canapés and conversation are flowing freely in the Hunterian Museum. The dean of the faculty of social sciences is talking to Adam Smith (professor of logic 1751-52; of moral philosophy 1752-64). Iain McLean is eavesdropping behind a display case, which houses the model Newcomen engine that James Watt (mathematical instrument-maker in the department of natural philosophy, 1757-64), was asked to repair.

Habemus Doctor

Doctor erit magnus, factis qui, quod docet, implet.
Honor virtutis praemium.

Rui Albuquerque, obteve hoje o seu grau de Doutor.
Muitos parabéns, e felicidades!



Doura o dia. Silente, o vento dura.
Verde as árvores, mole a terra escura,
Onde flores, vazia a álea e os bancos.
No pinhal erva cresce nos barrancos.
Nuvens vagas no pérfido horizonte.

O moinho longínquo no ermo monte.
Eu alma, que contempla tudo isto,
Nada conhece e tudo reconhece.
Nestas sombras de me sentir existo,
E é falsa a teia que tecer me tece.


- Fernando Pessoa

terça-feira, maio 30, 2006

O Elo mais fraco

Ministra culpa professores e escolas pelo insucesso

Docentes comparados aos médicos

Demolidor.

Esta foi a tónica do discurso da ministra da Educação na sessão de abertura do Debate Nacional sobre Educação, ontem, na Maia. Maria de Lurdes Rodrigues justificou o elevado insucesso escolar e a falta de qualificação dos alunos com críticas ao trabalho dos professores e ao funcionamento das escolas. Alguns docentes não gostaram e protestaram dentro e fora do auditório, exortando a governante a adoptar um discurso que respeite a sua dignidade profissional.

Poucos esperariam que a ministra abrisse um ciclo de debates, que visa repensar o sistema educativo, com um ataque tão forte e directo aos professores e à organização das escolas. Já o tinha feito, no início do mês, em Oliveira de Azeméis. Na altura, lembrou que Ensino Secundário não pode continuar "a preparar alunos apenas para o acesso à universidade"

Ontem, porém, foi mais longe, e foi sem rodeios que Maria de Lurdes Rodrigues justificou a pouca qualificação dos jovens com um trabalho - quer das escolas, quer dos professores - que "não se encontra ao serviço dos resultados e das aprendizagens".

A governante lamentou que a escola não esteja a combater as desigualdades sociais. A título de exemplo, referiu-se à organização dos horários escolares que, segundo sublinhou, privilegia os alunos melhores, assim como filhos de funcionários das escolas.

"No conjunto de regras de funcionamento da escola tem de se lhe inscrever a preocupação com os resultados dos alunos, medidos quer na provas de aferição, que pela qualidade dos diplomas e das competências adquiridas pelos alunos", realçou. Maria de Lurdes Rodrigues criticou, ainda, a cultura profissional dos professores. Segundo disse, ela é marcada pela actualização dos conhecimentos científicos, mas "não é uma cultura em que os principais desafios sejam os resultados" (ver caixa). Por outro lado, lamentou que os professores trabalhem individualmente, e não com espírito de equipa. "As reuniões nas escolas são cumpridas apenas porque os normativos legais assim o mandam", sublinhou.

Para explicar melhor onde falham os professores, a ministra da Educação comparou-os com os médicos.

Assim, disse que, enquanto para estes últimos, "o desafio máximo é o caso pior e mais difícil do hospital", nas escolas a cultura profissional dos professores não os orienta para os casos mais difíceis. No seu entender, há uma aristocracia nas escolas que reserva os melhores alunos para os professores mais experientes, e os piores alunos para os professores mais novos na profissão.


Em resposta, Paula Romão, presidente do Conselho Executivo da "Secundária" da Maia, recordou à ministra que um médico, colocado perante 30 doentes com patologias diferentes em simultâneo, teria dificuldade em escolher o caso pior. Por seu turno, Isabel Cruz, directora de um centro de formação de professores, criticou os ataques feitos pela governante à classe, cuja imagem utilizada - como referiu - faz do professor "um baldas, que não quer trabalhar". A docente exortou a ministra a dialogar mais com os professores e a deixar-se de "mandar recados pela Comunicação Social".

- JN


Se há Sindicato que é manso...

Como disse há pouco tempo Nogueira Leite, no programa Prós & Contras da RTP1, os professores são o bode expiatório, o alvo mais fácil e susceptível de ataques por parte do Governo.

Ao invés do Governo atacar os problemas estruturais do ensino - em todas as suas vertentes, é mais fácil fazer propaganda e demagogia barata para eleitor ver: ataca os professores.

Ora, os professores, têm um pseudo Sindicato de avis raras que se auto-flagelam em constante das falhas próprias e alheias; de defesa dos seus sócios, nada.

E é assim que, desde o controle por parte de pais dos alunos (pais ainda mais inaptos que os próprios filhos), até criancinhas que agridem física e verbalmente os professores, há de tudo.
A isto o Sindicato entra mudo e sai calado.

E os professores?
Não os ouço defenderem-se e irem para a rua. Será que já estão tão exausto de aturarem selvagens que já não resta mais energia?

Sei que aturam selvagens todos os dias. Já para não falar de colegas, cuja única solução seria, pendurá-las/os pelos pés.

Um bando muito unido o dos professores.

segunda-feira, maio 29, 2006

#$%$#&%$#!!!!

UE estuda imposto sobre SMS e emails

Aquilo ali em cima, no título, são impropérios.
Contra os poderes obtusos, absolutistas e anti-democráticos.

Querem mais dinheiro? Vão para o metro. LADRÕES.

domingo, maio 28, 2006

Lá fora II

Timor-Leste: Lisboa nega ter ordenado regresso dos professores portugueses

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) negou hoje ter ordenado o regresso a Portugal dos professores portugueses colocados em Timor-Leste, ao abrigo da cooperação bilateral.

"Não há qualquer decisão conjunta do MNE e do Ministério da Educação sobre o regresso dos professores portugueses que se encontram em Timor-Leste", assegurou o porta-voz do ministro, António Carneiro Jacinto, em declarações à Lusa.

Vários docentes colocados em Timor-Leste revelaram hoje à Agência Lusa, em Díli, que havia uma decisão conjunta dos dois ministérios naquele sentido e que lhes foi transmitido hoje que deveriam regressar terça ou quarta-feira a Lisboa, devido à impossibilidade de se concluir formalmente o ano lectivo em curso.

Esta informação foi também transmitida hoje a professores que se encontram colocados fora de Díli, nomeadamente na zona leste do país, que receberam a indicação de que deviam regressar à capital timorense já na segunda-feira para embarcarem terça ou quarta-feira para Darwin (Austrália), de onde seguiriam depois para Portugal.

Contudo, o porta-voz do MNE garantiu que "a evacuação, designadamente dos professores portugueses, só se verificará se, e quando o Governo português o entender".

"Se alguém quiser abandonar Timor-Leste poderá fazê-lo pelos seus próprios meios, através, nomeadamente, dos voos regulares australianos", adiantou Carneiro Jacinto.

O porta-voz do MNE disse ainda que as aulas em Timor-Leste "estão suspensas temporariamente por razões de segurança", desde que começaram os confrontos.

Portugal mantém cerca de 150 portugueses em Timor-Leste, no quadro da cooperação bilateral para a formação de professores e no âmbito do projecto de reintrodução da língua portuguesa, e do projecto de cooperação da Fundação das Universidades Portuguesas com a Universidade Nacional Timor LoroSa'e.

Em relação ao projecto de reintrodução da língua portuguesa, em que os professores estavam a formar docentes timorenses, os exames estavam marcados para Julho.

- Lusa


O MNE negou ter ordenado o regresso do professores, enviados para Timor ao abrigo de um Protocolo Bilateral.

Algumas questões se colocam:

Porque é que o MNE não ordenou o regresso dos professores? Devia tê-lo feito de imediato.

A segurança dos nacionais portugueses em qualquer parte do mundo, é mais importante do que quaisquer aparências pró-to-oculares.

É o chamado vira-o-disco e toca o mesmo. Vem de alturas do glorioso 25, da questão da descolonização e do tratamento dos nacionais nessa mesma altura.

Os professores já cá deviam estar.
(Basta seguir o exemplo dos britânicos.)

Os portugueses manifestaram-se nas ruas para que as Nações Unidas e os EUA resolvem-se a matança que estava lá a ter lugar por parte da Indonésia.

Timor é um Estado Independente e Soberano.

A ONU, o Banco Mundial, o FMI, e etc, continuam a envolver-se nas questões domésticas dos timorenses; têm lá colocados, consultores, orquestradores e outros ores.

Grandes quantias são enviadas a título de subsídios; nada têm de beneméritos, têm tudo a ver com as capacidades energéticas.
Os cidadãos timorenses continuam a não ter o seu quotidiano público devidamente considerado.

As quesílias políticas internas, tiram partido do estado das coisas, leia-se, do ponto anterior; alguns fantasmas políticos do passado voltaram, e voltaram apenas para atormentar as pessoas ditas comuns, porque, os fantasmas esses continuam a sua atarefada vidinha.

Os Magistrados colocados, sob pedido, em Timor, foram destratados, e apelidados de colonialistas ou neo-colonialistas. Estas convulsões já se fazem sentir há algumas semanas.

Legítimas questões de interesse de Estado?
Embora tendo ponderado sobre essa possibilidade, e a implicação a médio e longo prazo dos interesses portugueses naquela parte do globo, apenas vem-me à ideia um ditado popular:

- Pérolas a porcos.

Lá fora

Médio Oriente: Cessar-fogo na fronteira israelo-libanesa depois bombardeamentos

A Força de Defesa Interina das Nações Unidas para o Líbano (UNIFIL) anunciou hoje um cessar-fogo na zona da fronteira israelo-libanesa depois dos combates entre o exército israelita e militantes do Hezbollah.

"Depois de contactos intensos com todas as partes durante o dia de hoje, a UNIFIL conseguiu obter um cessar-fogo", declarou o porta-voz da força da ONU, Milos Strugel.

Um responsável do Hezbollah, que pediu o anonimato, confirmou o cessar-fogo à Agência France Presse.

Para o fim dos combates também contribuiu o primeiro-ministro libanês, Fuad Siniora, que se multiplicou em contactos ao longo do dia de hoje.

Um combatente do Hezbollah e um membro da Frente Popular de Libertação da Palestina-Comando Geral (FPLP-CG) foram mortos durante os ataques israelitas que se seguiram aos bombardeamentos de posições no norte de Israel pela Jihad Islâmica, do sul do Líbano.

- Lusa


O Líbano foi em tempos a Suiça do Médio Oriente. Eis senão quando, uns espertalhões, lembraram-se de transformar o Líbano num monte de entulho.

As razões?

Alegadamente existiam esconderijos e auxílio por parte do Governo Libanês a determinados grupos; mas, por grupos, entenda-se também que estavam não só uns, como também existiam dos outros.

Um verdadeiro asilo de predadores; foi a ruína da Suiça do Médio Oriente.

Hoje, é apenas e somente, um ponto de encontro para todos se divertirem a dar uns tiritos em latas velhas.

sábado, maio 27, 2006

Porque é fim-de-semana ...

A taste for...

Porsche 55-550 Spyder-950

Jaguar XK1 RDST-S

Morgan V8

Old Timer Silver Ford



Em alternativa:

Triumph-Rocket-III

Luandino Vieira



A guitarra
é som antepassado.

Partiram-se as cordas
esticadas pela vida.

Chorei fado.

Que importa hoje
se o recuso:

o ngoma é o som adivinhado!


- Luandino Vieira, Sons

sexta-feira, maio 26, 2006

Anúncio

Foi do que se tratou hoje no Parlamento, no debate mensal com o PM.

Apenas e tão só de, mais, um anúncio. De mais uma promessa.

Sócrates anuncia liberalização de farmácias

O primeiro-ministro anunciou a liberalização das farmácias, que poderão vir a ser propriedade de outras pessoas que não licenciados em farmácia. No debate mensal, José Sócrates disse, no entanto, que esta liberalização vai ser «acompanhada de regras muito exigentes».


- TSF

A concretização da liberalização é desejável e desejada, contudo, e como já devia ser mais do que sabido, as promessas do Governo raramente são cumpridas.

Daí que não festejem já, porque há ainda muito para saber e, muito mais, por concretizar.

A lo mejor

As declarações assombrosas do Ministro das Obras Públicas, nas quais se afirmava um iberista confesso, foram hoje re-interpretadas pelo PM.

Afinal, a Ministro Lino não se dizia um iberista confesso, apenas e somente um iberista de transportes.

O tal dicionário devia ser adquirido pelo Parlamento para distribuição pelos Deputados e Membros do (des)Governo, talvez assim, a lo mejor, se entendesse o que, afinal, significa iberista!!

O dicionário do PM deve ter passado de moda, e a sua visão antiquada e mesquinha, torvou-lhe a capacidade de interpretação das afirmações alheias.

A lo mejor o iberismo não seja confissão individual, mas quase colectiva deste (des)Governo; excepção seja feita ao Ministro Adjunto Silva Pereira, que não se mostrou muito agradado.

Democracia, Independência e Soberania, são conceitos vazios para o PM e a sua banda.
Mas, são conceitos fundamentais e intemporais para os portugueses.

Demissão já.

A pesponderância de um PM

O PM continua a atacar quem faz, de facto, frente à propaganda e demagogia deste (des)Governo.

Dirigesse ao Deputado visado como se de um imberbe se trata-se.

Repare caro sr:

Está a dirigir-se a um Deputado eleito - não sei se compreendeu bem o que referi, volto a referir, está a dirigir-se a um Deputado eleito pelo Povo;

Não está numa creche, está no Parlamento;

Repousa sempre na educação alheia;

Sempre que voltar a abordar do "alto da burra", terá resposta.

Não gostou dos exemplos concretos e práticos com que as pessoas se têm de confrontar todos os dias?

Não gostou de ter de confrontar-se com a realidade e o quotidiano dos outros - daqueles cidadãos contribuintes portugueses que não efectuam compras em Paris?

Não gostou de ser confrontado com a sua propaganda vazia e demagógica para inglês ver?

Tem um péssimo sentido de democracia e de prestação de contas ao Parlamento.

Tem um gosto autocrático e absolutista pelo Poder.

Continuará a ter o confronto e a exigência de prestação de contas sempre e quando seja considerado oportuno e/ou necessário - ainda que utilize tácticas da KGB para tentar desmerecer ou descredibilizar o opositor.

quinta-feira, maio 25, 2006

PORQUE A VERDADE NÃO PRESCREVE.

PORQUE A VERDADE NÃO PRESCREVE.

O líder parlamentar do CDS-PP, Nuno Melo, considerou hoje "lamentável" e "chocante" que o processo de Camarate não tenha sido levado a julgamento devido à prescrição do processo, sublinhando que o Estado e os tribunais desempenharam "um triste papel".

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou hoje um recurso do advogado dos familiares das vítimas do "caso Camarate", confirmando um acórdão da Relação de Lisboa que declarou o processo prescrito, disse fonte do STJ.

Ricardo Sá Fernandes, advogado das famílias das vítimas do "caso Camarate", disse não ter ainda conhecimento da decisão, mas admitiu recorrer para o Pleno do STJ se encontrar algum outro acórdão do STJ que seja "conflituante" com o agora proferido.

"O que me parece lamentável é que a verdade não possa ser agora apurada por uma razão meramente processual", sublinhou Nuno Melo, que presidiu à última comissão de inquérito parlamentar sobre Camarate.

Esta comissão concluiu pela tese de atentado para explicar a queda do avião que provocou a morte, a 4 de Dezembro de 1980, do primeiro-ministro Sá Carneiro e do ministro da Defesa Amaro da Costa.

Lembrando que, em Junho, a Procuradoria-Geral da República (PGR) decidiu enviar as conclusões da VIII comissão de inquérito ao Ministério Público por considerar que os seus trabalhos tiveram "inegável interesse", Nuno Melo sublinhou que esta decisão do STJ "choca ao senso comum".

"É lamentável e deixa o Estado português e os tribunais com um triste papel, no que quase me soa a uma lamentável e gritante denegação de justiça", criticou.

- Lusa

À medida que aumenta o poderio de uma sociedade, assim esta dá menos importância às faltas dos seus membros, porque já lhes não parecem perigosas nem subversivas; o malfeitor já não está reduzido ao estado de guerra, não pode nele cevar-se a cólera geral; mais ainda: defendem-no contra essa cólera. O aplacar a cólera dos prejudicados, o localizar o caso para evitar distúrbios, e procurar equivalências para harmonizar tudo (compositio) e principalmente o considerar toda a infracção como expiável e isolar portanto o ulterior desenvolvimento do direito penal. À medida, pois, que aumenta numa sociedade o poder e a consciência individual, vai-se suavizando o direito penal, e, pelo contrário, enquanto se manifesta uma fraqueza ou um grande perigo, reaparecem a seguir os mais rigorosos castigos.

Isto é, o credor humanizou-se conforme se foi enriquecendo; como que no fim, a sua riqueza se medi-se pelo número de prejuízos que pode suportar. E até se concebe uma sociedade com tal consciência do seu poderio, que se permite o luxo de deixar impunes os que a ofendem. «Que me importam a mim esses parasitas? Que vivam e que prosperem; eu sou forte bastante para me inquietar por causa deles...» A justiça, pois, que começou a dizer: «tudo pode ser pago e deve ser pago» é a mesma que, por fim, fecha os olhos e não cobra as suas dívidas e se destrói a si mesma como todas as coisas boas deste mundo. Esta autodestruição da justiça, chama-se graça e é privilégio dos mais poderosos, dos que estão para além da justiça.

- Friedrich Nietzsche, A Genealogia da Moral --- A miserável justiça dos homens.

quarta-feira, maio 24, 2006

O PS bloqueou o Direito de Oposição

O PS chumbou hoje, na reunião da Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, a audição do ministro das Obras Públicas, Mário Lino, para esclarecer as declarações em que se confessou um "iberista", pedida pelo CDS-PP.

O requerimento em que o CDS-PP pedia a audição do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações em comissão, considerando que as suas declarações "põem em causa a soberania nacional", obteve os votos favoráveis do PSD e d o PCP, mas foi chumbado pela maioria parlamentar socialista.

"Apesar de o senhor ministro querer vir cá, o PS entende que o CDS-PP apenas pretendia criar um facto político que é artificial, que mais releva da chacota do que da actividade fiscalizadora da Assembleia da República", justificou o deputado socialista Ricardo Rodrigues, em declarações à agência Lusa.

"A regra do PS é que sempre que esteja em causa a fiscalização de actos dos membros do Governo, eles devem vir à Assembleia da República. Mas essa regra não comporta excepções cuja natureza não se enquadra no domínio da fiscalização", reforçou o vice-presidente da bancada socialista.

Ricardo Rodrigues argumentou que a audição do ministro Mário Lino para esclarecer as declarações que fez no início deste mês, em visita a Santiago de Compostela, afirmando-se "um iberista confesso", seria "até desprestigiante para o Parlamento" e negativa para "a dignidade parlamentar".

"Sou iberista confesso. Temos uma História comum e uma língua comum. Há unidade histórica e cultural e a Ibéria é uma realidade que persegue tanto o Governo espanhol como o português. E se há algo importante nestas relações são as infra-estruturas de transporte", declarou Mário Lino, segundo o jornal espanhol Faro de Vigo.

Em declarações à agência Lusa, o líder parlamentar do CDS-PP, Nuno Melo, que apresentou o requerimento do partido na reunião da comissão, acusou o PS de "cercear um direito de oposição e retirar ao Parlamento uma das suas competências: fiscalizar os actos do Governo".

Nuno Melo apontou os pedidos de audição de responsáveis pelo Plano Tecnológico e do ministro da Economia como exemplos de que os socialistas "têm rejeitado repetidamente" os requerimentos do CDS-PP e argumentou que "a estratégia da oposição exerce-se na perspectiva da oposição, não na do PS".

De acordo com o democrata-cristão, "o que o senhor ministro Mário Lino disse, representando o Estado português num país estrangeiro, Espanha, integra-se nas questões de soberania" e deveria ser discutido na Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais.

"O ministro defendeu o iberismo como tese, na base, para além do mais, de pressupostos falsos de uma língua em comum, que não temos, e de uma história em comum, que é mais marcada pela diferença", referiu Nuno Melo, sustentando que as declarações de Mário Lino deveriam ser esclarecidas perante os deputados.

"Grave é também que o ministro referiu o iberismo como uma tarefa a prosseguir pelos dois estados, causando uma tremenda estranheza na comunicação social espanhola", acrescentou o líder parlamentar do CDS-PP, para contestar a decisão do PS de impedir a audição do ministro das Obras Públicas.


- Lusa


Este (des)Governo e esta maioria socialista deixaram de lado todas as possíveis aparências democráticas. Entraram na área de bloqueio à actividade democrática e fiscalizadora do Parlamento.

Quando em causa estão declarações efectuadas por um Ministro português que colocam em causa a independência e soberania do País, essas mesmas declarações carecem de explicações perante o Orgão de Soberania que tem legitimidade para requerer e obter essas explicações.

O CDS-PP requereu a presença do Ministro que proferiu estas declarações, contudo o partido socialista impediu que o mesmo fosse ouvido na 1ª Comissão - Assuntos Constitucionais.

Os valores de Soberania e Independência do País, não parecem interessar ou sequer dizer algo ao Partido Socialista. Ser português ou ser espanhol é a mesma coisa, principalmente no que ao Ministro das Obras Públicas diz respeito.

Jorge Ferreira refere, e bem, o Puro Medo Político.

Eu digo:

O que o sr faz nas suas horas vagas, é problema seu, o que o sr diz no exercício das suas funções de representante do Estado português, é coisa que diz respeito a todos os portugueses.

Pessoalmente não tolero, em hipótese alguma, que um Ministro português faça afirmações que comprometam a Independência e Soberania de Portugal no exercício de funções.

D E M I S S Ã O --J Á .

Socialistas queixam-se da falta de debate interno

terça-feira, maio 23, 2006

Superlativo Dragão

Escreve como ninguém.
De seu apelido: Dragão, para os amigos, César Augusto :))
Para os outros: o tormento dos ígnaros, o desbravador das doutas ignorâncias.

Ei-lo, em trecho:

E tem outra coisa, estimado JCD: chacinar o infeliz ruminante cria riqueza, gera emprego, promove turismo. Não me diga que quer torpedear o melhor dos mundos com essa erupção destrambelhada de escrúpulos morais?! Não me diga que os valores cristãos -tais como a compaixão- são péssimos para as pessoas, mas indispensáveis para os bovinos!... Ainda para mais quando milita num blogue cujo lema emblemático é "acabar com a bovinidade". Lamento, mas a coerência cobra tributo. Ou devia cobrar. Não gosta de ver, tapa os olhos. Faz como eu, não compra bilhete, não assiste. O touro em causa, porventura, é propriedade sua? Se o matam à missionário, no açougue municipal, ou com preliminares e requintes, na arena, em que é que isso são contabilidades do seu rosário? É o seu direito à indignação? Sem dúvida, Deus, digo, o Mercado lho guarde. Permita até que me indigne consigo. Indignemo-nos juntos! Podemos também indignar-nos por causa daqueles míudos nos teares paquistaneses, indonésios et al, que produzem aquele belo calçado Reebok com que fazemos jogging (bem, eu não, eu é mais putedo, mas também se percorrem grandes distâncias, verdadeiras maratonas atrás das putas, ou em cima delas, tanto faz, o Caguinchas é testemunha)?... Não? Porque isso é indústria, não é "espectáculo", ou seja, não se vê, está escondido, longe da vista, longe do coração?... Ah, pois, que cabeça a minha. Sim e não são animais do primeiro mundo, são apenas pessoas -ainda por cima monhés, chinocas ou escarumbas - do terceiro, cujo dever essencial é trabalhar e sacrificar-se para que nós, abençoadinhos, predestinados, liberdadeiros, consumamos produtos cada vez mais baratos. Poderá parecer uma tortura, mas não é. Ou melhor: não é uma tortura gratuita, frívola, com lentejoulas. Pelo contrário, é uma tortura útil, fundamental, filantrópica e necessária. Um sacrifício que uns fazem pela felicidade dos outros. Puro amor ao próximo, se bem que longínquo, convenhamos. Cristianismo aplicado, há que reconhecê-lo (no calvário deles repousa a nossa salvação). Por isso mesmo nem se lhe chama tortura: chama-se-lhe trabalho. Há lá coisa melhor que o trabalho deles e o nosso emprego e respectivas férias?! E de pequenino é que se torce o destino. Além disso, entre estarem ali bem arrecadadinhos e concentrados horas a fio, a treinarem e adestrarem-se para o desemprego, ganhando o seu dinheirinho, se bem que diminuto, ou andarem a prostituir-se a pedófilos, a serem esquartejados para tráfico de órgãos, ou a darem tiros como aprendizes numa qualquer milícia de bandidos muçulmanos ou animistas, só temos que agradecer à globalização que permite estes notáveis progressos. Verdadeiros milagres, sou forçado a concordar.

Ide; ide até ao túgurio, para apreciar a obra deste monumental escritor que, como nenhum outro, consegue colocar as palavras a dizerem algo.

Projecto do PS contestado por deputados e autarcas

O projecto de lei do protocolo de Estado

(excertos da notícia - DN)

Motivo de críticas é também o lugar reservado aos eleitos para o Parlamento, que no projecto do PS surgem atrás dos secretários de Estado e subsecretários de Estado. "Isto só prova a má conta em que os deputados socialistas se têm", critica o centrista Nuno Melo, para quem "não lembra a ninguém que os titulares de um órgão de soberania surjam depois dos embaixadores". Um princípio que estende aos presidentes de câmaras: "Faz algum sentido que se coloquem chefes de gabinete acima de lugares electivos?"

- De facto, não faz nenhum sentido.

Para Fernando Ruas, presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), as intenções socialistas representam, "mais uma vez, um apoucar do poder local e dos seus representantes". "Ligo pouco a estas coisas, mas é uma questão de dignidade do cargo", afirmou ao DN, criticando sobretudo o facto de os presidentes de câmaras surgirem relegados para a 43.ª posição em cerimónias de âmbito nacional que tenham lugar no respectivo município. "É inconcebível", diz Ruas, admitindo que o assunto possa ser hoje abordado numa reunião da ANMP.

"Os titulares de cargos políticos eleitos por sufrágio directo e universal devem ter prioridade em relação aos lobbies de interesses", afirma por sua vez ao DN o líder do Bloco de Esquerda. Francisco Louçã considera que a inclusão dos representantes das associações patronais antes dos autarcas "não é aceitável".


Para os socialistas no (des)Governo, os Autarcas (que não apenas os Presidentes das Câmaras Municipais) são políticos de 2ª ou 3ª, talvez mesmo de 5ª. Mas, olhem que foram eleitos, não lhes saiu na farinha amparo.

Um despautério completo.

Tony... take cover!!

Já estou a ver a brigada dos costumeiros divinizadores de Israel, mandarem uns rockets, quiçás, umas nukes!!, a Tony Judt, Director do Remarque Institute at New York University, que teve a audácia de, no Finantial Times, chamar os bois pelos nomes!

Israel cannot always rely on US helping hand
Haja fibra e coragem.

À Brigada, tal como dizia o Piu-Piu: Nice kitties ...!!

Momento All-Bran do dia

Escondia 90 mil dólares no congelador

O FBI está a investigar o congressista democrata William Jefferson. Suspeita tratar-se de dinheiro de subornos

Espertalhão!!
E tinha de chamar-se William Jefferson ...
Ora bem! O que está a dar é colocar o dinheiro no congelador... sempre fica mais fresquinho!

O Fantasma do Outono passado

Foi lindo, aquele programa de ontem do Prós & Contras!!


O Fantasma do Outono passado, Manuel Maria Carrilho, voltou a atacar.
Não é como o outro, não senhor, ele não anda por aí, ele está aí. E faz e fez questão de o reafirmar.
Ele está aí, e está em todas - pois que ele é o Parlamento, pois que ele é a Vereação da CML, pois que ele é a docência Universitária, pois que ele são os livros, pois que ele são os artigos de jornais e revistas, pois que ele ... um homem muito atarefado este fantasma.

Um momento blazé, em que a troca de piropos foi mais edificante que uma visita ao Circo.
Também aquela troca de cumprimentos: vemo-nos em Tribunal, foi assaz esclarecedora; o autor do livro disruptivo, afinal, com tantos considerandos e certezas, não apresentou qualquer denúncia às entidades competentes.

Pacheco Pereira foi o elemento mais moderado, e tentou, de facto, imprimir alguma racionalidade e elevação ao diálogo, tentando entender os mecânismos por trás da questão surgida.
Contudo, os restantes presentes apenas estavam interessados em degladiarem-se e apuparem-se de muitos nomes!
Para tourada não esteve mal!!

domingo, maio 21, 2006

A propósito ...

... desta notícia:

O Parlamento aprovou hoje, por unanimidade, a primeira iniciativa legislativa de cidadãos, que visa que apenas os arquitectos possam assinar projectos de arquitectura, diploma que deverá agora aguardar na especialidade por uma proposta do Governo.

De que o CAA deu pública nota, e fez alguns reparos, com os quais concorde-se ou não se concorde, são legítimos.

Pela primeira vez em 33 anos, após o glorioso 25, a democracia foi aplicada na justa medida da sua razão de ser:

os cidadãos gozaram do poder de apresentar propostas ao Parlamento.

Goste-se ou não do seu conteúdo, o que é certo é que, pela primeira vez, houve uma iniciativa verdadeiramente popular a passar na AR.

Sendo contra os Corporativismos, não posso deixar de observar que os ataques à posição do CAA são muito pouco consentâneos com o espírito liberal.
Porque, na verdade, o princípio basilar de um liberal deveria ser, independentemente de concordar-se ou discordar-se de outra pessoa, respeitar o direito do outro à sua livre e responsável opinião; aquilo que vejo são ataques pessoais.

Já não há pachorra para tanto purismo e puritanismo disfarçado de pseudo liberalismo; tentativas invasivas na esfera de outrém de imposição de termos e limites - de liberal não tem nada.
Sugere-se a revisão, às virgens ofendidas, do seu conceito de liberalismo.
Um péssimo serviço ao Liberalismo.

Sintomático estado

PSD: Onze listas concorrem ao conselho nacional

É nas listas candidatas ao Conselho Nacional dos Partidos que se vê o real estado interno de um Partido. E a apresentação de 11 listas é bastante reveladora.

Espero que o Rodrigo (O Outro), faça parte de uma e seja eleito; será uma boa voz para partir a fossilização.

Descubra as Diferenças

Hoje estive a ouvir o Descubra as Diferenças, um programa de rádio; uma conjunção entre a Rádio Europa e a Revista Atlântico - do Paulo Pinto Mascarenhas.

A conversa foi interessante.
Ao Pedro Mexia:
Esse complexo de que a Direita não se dá bem com a Cultura...!
Não concordo que a Direita tenha problemas com a sector da Cultura, isso é um mito propagandístico, como qualquer outro, inventado pela Esquerda para diminuir - só engole quem quer.

Recomendo o programa, é interessante. Contudo, recomendo ligarem a antena 5 minutos depois das 11h, pessoalmente, não apreciei o restante conteúdo da antena, em particular, o programa antecedente em que davam conta, em francês mascavado, do grande interesse no estudo do tiroliro, e do grande jogo e puzzle que implica!!!
Será que afinal a Direita não está preparada para este tipo kitsch de vanguarda psicadélica?!!
Não tragam os elefantes azuis voadores.

sábado, maio 20, 2006

E por agora ...

... passemos a coisas mais prazenteiras

Para um fim-de-semana cheio de sol e mar

1 - Meter-se num carrito



2 - Seguir até ao mar (Cabo de S. Vicente - Sagres)



3 - Pousar num sítio calmo e aprazível (Pousada Infante de Sagres)



4 - Comer bem e beber também



5 - Fazer-se ao mar



Regressar com as baterias recargadas!
(Sonhar não custa...)

Código Da Vinci

A contestação e até tentativa de bloqueio à apresentação do filme surgido do Código Da Vinci, de Dan Brown, é idêntica à da tentativa de bloqueio ao filme de Mel Gibson, A Paixão do Cristo.

Ambas, as tentativas de bloqueio, no que me dizem respeito, vão de carrinho.
Não admito que me digam o que posso ou não posso ver, o que posso ou não posso pensar.

Se, o filme for tão bom quanto o livro, recomendo.

A Idade da Rosa já vai longe.

Da bandalheira em geral

Continua a bandalheira, uma rambóia incessante, onde aqueles que não têm, nem capacidade nem qualidade, tentam desesperadamente fazer-se parecer.

Como é sabido, as aparências iludem! Mas, só iludem durante algum tempo, porque, em abono da verdade, como dizia Churchill:

Pode-se enganar muitos durante muito tempo, alguns durante algum tempo, mas não se pode enganar todos durante todo o tempo.

A substância É. Não tem que parece, tem que ser.
Ou se é, ou não se é. Não existem mezinhas, ou pomadinhas que valham a tão deprimente estado.

Regressemos a Ramalho Ortigão e a Eça de Queirós, portentos de umas boas farpas:

Os differentes partidos que ha muitos annos se succedcm no exercicio do poder teem por chefes dois ou tres individuos, cujas personalidades, absolutamente destituidas de ideias correlativas ou concomitantes, representam as duas ou trez phases por que successivamente vae passando e repassando em circulo sobre o mesmo carreiro a rotação governativa.

Os personagens alludidos teem as intenções mais puras e mais honestas d'este mundo. Ter outras, deshonestas e impuras, dar-lhes-hia massada, e para ahi é que elles não vão.

Diz-se tambem que são todos mais ou menos fortes n'essa arte, velha e atrasada, que se chama a eloquencia e que tem por objecto desfaser pela exageração artificial das palavras a justa proporção das coisas.

São ainda—affirma-se geralmente—habeis parlamentares, o que quer dizer que possuem o talento de dominar as assembleias por meio de transigencias reciprocas e de concessões mutuas, rasoirando os parlamentos pelo nivel de uma mediocridade discreta, tão ôcca como estéril.

Por baixo d'essas virtudes, que reconhecemos e veneramos, os homens que ha vinte annos se revezam no governo carecem das ideias geraes de que procede na sciencia o ponto de vista governativo. As assembleias das duas camaras, revezando-se ora para a direita ora para a esquerda, dão ou retiram a maioria dos votos a cada um d'aquelles senhores, consagrando-se exclusivamente a defendel-os ou a impugnal-os, sem portanto sahirem nunca da orbita dos principios que elles representam, principios a que não correspondem systemas diversos c que se distinguem apenas uns dos outros pelos signaes physionomicos dos estadistas que os teem no ventre, podendo-se dividir assim: principios governativos calvos, principios governativos d'olhos tortos e principios governativos de cabellos tingidos.


(...)

É pela mais justa e pela mais completa comprehensão do seu destino social que tanto os individuos como os povos se disciplinam, se fortalecem e se aperfeiçoam. Em Portugal a incapacidade governativa produsiu, primeiro que tudo, este resultado funesto: fez perder ao paiz a noção historica do seu destino, cortou o fio da tradição nacional, lançando o espirito publico n'uma existencia d'accaso como a das tribus bohemias. Depois o predominio da incompetencia scientifica na direcção dos negocios dissolveu a pouco e pouco a liga que deveria estreitar a convergencia de todas as actividades para um fim commum, e pela separação dos interesses operou a separação das energias.

- As Farpas, Junho/Julho 1882

Ainda das Contas das Autárquicas

Se ao invés de existir um Presidente a necessitar de se agigantar, existisse, isso sim, um Presidente capaz que tivesse canalizado e disponibilizado os meios e os recursos a todos os candidatos para que estes tivessem a possibilidade de efectuar um trabalho concreto e eficaz junto da população, outro teria sido o resultado.

Contas das Autárquicas

O DD publica hoje a seguinte notícia:

Partidos gastaram mais de 56 M€ na campanha

Os principais partidos políticos e coligações declararam cerca de 56 milhões de euros (M€) de despesas na campanha eleitoral autárquica de 2005, sendo o PSD o partido mais gastador, com 26 milhões de euros.


Daquilo que me diz respeito, posso afirmar e declarar que, não recebi um cêntimo para as ditas MUITO pelo contrário...
O que é demais é moléstia.

Caminho



Ninguém pode construir por ti
as pontes que necessitas de precorrer
para atravessares o rio da vida
- ninguém, excepto tu e, apenas tu.

Existem, claro, inúmeros atalhos,
e pontes, e semideuses que oferecer-se-ão
para passar-te para o outro lado do rio;
mas isso custar-te-ia a própria vida;
hipotecar-te-ias e perder-te-ias.

Existe no mundo um único caminho
pelo qual apenas tu podes passar.
Onde leva? Não perguntes, segue-o.


- Nietzsche

Recomenda-se

O novel Blog do editor da revista Foreign Policy

FP/Passport

Com a excelência habitual.

Seven Questions: Fixing U.S. Intelligence

quinta-feira, maio 18, 2006

Ponto de partida

Rui Costa Pinto (RCP), nas suas Crónicas Modernas publica o Ponto de partida; artigo relativo ao livro recentemente lançado de Manuel Maria Carrilho, o sour looser das últimas Eleições Autárquicas - Lisboa.

Diz RCP:

Os políticos que criticam os jornalistas são tão importantes para a democracia como os jornalistas que não se intimidam com o poder

RCP é um excelente jornalista - o chamado jornalista-jornalista; e o jornalista que é jornalista, não se pode, de forma alguma, intimidar com o poder.

Também é verdade que poderia ser o ponto de partida para a discussão sem preconceitos dessa sinergia/dependência/promiscuidade entre a esfera política e a esfera jornalística; sucede que o livro, mais uma vez, egocêntrico do nominado autor, só vem lançar maior confusão ao caos aparentemente controlado.

Se os jornalistas não se devem deixar intimidar pelo Poder e pelos políticos e/ou diletantes comentadores, a inversa também é verdade, os políticos também não se podem deixar intimidar pelos jornalistas e diletantes comentadores.

Um debate esclarecido e rigoroso seria benéfico para melhorar o estado das coisas.

A estas horas, para o que havia de me dar!!

Thanks I.


Your Personality Is

Guardian (SJ)


You are sensible, down to earth, and goal oriented.
Bottom line, you are good at playing by the rules.

You tend to be dominant - and you are a natural leader.
You are interested in rules and order. Morals are important to you.

A hard worker, you give your all at whatever you do.
You're very serious, and people often tell you to lighten up.

In love, you tend to take things carefully and slowly.

At work, you are suited to almost any career - but you excel in leadership positions.

With others, you tend to be polite and formal.

As far as looks go, you are traditionally attractive. You take good care of yourself.

On weekends, you tend to like to do organized activities. In fact, you often organize them!


terça-feira, maio 16, 2006

Para terminar o dia em grande: Flamenco

A um dia muito especial

segunda-feira, maio 15, 2006

Maschambeiro

O JPT resolveu fechar, in limine, a tasca.

Isso é que foi revolta...
Vira uma pessoa as costas por uns dias e ... pimbas.



Quando as minhas angústias
começam a morder-me
ponho-lhes a trela
saio à rua a passeá-las
e deixo-as ladrar
ao tédio transeunte.
Depois ponho-lhes asas
e deixo-as voar
como pássaros
em busca de primaveras
imprevisíveis.


- António Tomé, Coleccionador de Quimeras


Ser como uma árvore na paisagem,
Existir, existir sem sofrimento.
Buscar na placidez o alimento,
Tornar menos pesada a minha imagem.

Estar, mas num estar que é viagem.
Iluminar o sol, esporear o vento,
deixar adormecer o pensamento,
Não haver marcas da minha passagem.

Esboroar-me na terra humilde e fria
Sem o suor negro da melancolia
A orlar-me a testa, a inundar-me os nervos.

Poeta que não sou, vida que não tive
Permiti que o sono que em mim vive
Se torne o mais humilde dos meus servos.


- Jorge Viegas, Nirvana

sábado, maio 13, 2006

Interactividade

Uma excelente sugestão via Gabriel Silva - Blasfémias

A blogosfera e os jornais, o chamado dois em um!

Os Lobos


Mas que Alma é a tua então, Homem, se ainda
Podes dormir o sonho da esperança,
Enquanto a mão da crueldade infinda
Teu leito te sacode e te balança?

Que fada amiga, que visão tão linda
Te enlaça e prende na dourada trança,
Que não ouves, não vês o negro bando
Dos lobos em redor de ti uivando?


- Antero de Quental, Odes Modernas, IV


Um filhote de lobo será sempre lobo, ainda que criado entre os filhos do homem.

- Provérbio Sufi

segunda-feira, maio 08, 2006

Capacetes azuis acusados de exploração infantil na Libéria

Crianças forçadas a trocar sexo por comida

Crianças da Libéria - com idades compreendidas entre os 08 e os 12 anos - continuam a ser forçadas por capacetes azuis e funcionários de várias organizações humanitárias à prática de actos sexuais, em troca de comida, dinheiro e outros bens. A denúncia de abusos sexuais continuados nos campos de refugiados foi feita hoje pela organização britânica «Save The Children».

A organização, com sede em Londres, pediu à ONU e demais organizações a actuarem na Libéria para investigarem e denunciarem a situação às autoridades liberianas.

De acordo com esta organização humanitária, as crianças estão a ser exploradas por «homens mais velhos», entre os quais «capacetes azuis, funcionários de organizações não-governamentais, professores e outros com poder na comunidade». A ONU confirmou já ter recebido queixas (por exploração e abuso sexual) contra oito funcionários seus a trabalhar na Libéria.

Para confirmar os alegados abusos sexuais de crianças na Libéria - onde se encontram cerca de 17 mil soldados da ONU desde o fim da guerra em 2003 - a organização britânica entrevistou 160 crianças e 170 adultos que vivem em campos de refugiados ou que regressaram recentemente às suas casas. O estudo, porém, não revela a nacionalidade dos abusadores.

A «Save The Children» já havia levantado este ano suspeitas sobre a situação na Libéria, alertando a opinião pública internacional, sem que nada tivesse sido feito. «Isto não pode continuar. É preciso pôr um fim nesta situação. Os homens que usam o poder para tirar vantagens da vulnerabilidade das crianças devem ser denunciados e afastados», afirma agora Jasmine Whitbread, directora-excutiva da organização britânica. Paralelamente, «muito mais deve ser feito para ajudar as crianças e suas famílias a não viverem em situação de risco», adverte.

Recorde-se que a Libéria, depois de 14 anos de violento conflito que terminou em 2003, enfrenta uma taxa de desemprego de 80 por cento e milhares de pessoas vivem abaixo do limiar da pobreza extrema.

Casos de abuso sexual contra crianças e mulheres foram registados pela ONU no Congo, Bósnia, Kosovo, Camboja e Timor-Leste. «Até quando?», questiona a «Save The Children».

- Expresso

O Estado vai "cortar" nas pensões de reforma (?!!!)

Segundo consta, o (des)Governo do sr engº Sócrates prepara-se para reduzir as pensões aos reformados.

Parece que a "Segurança Social" está em colapso, tudo devido ao maior dos devedores da "Segurança Social": o Estado.

Veremos como reage a sociedade em geral, e em particular, a mais um atentado à dignidade dos portugueses que recebem pensões de reforma estatais, pensões essas para as quais contribuiram de forma líquida, obrigatória e involuntária.

A reforma da "Segurança Social" passa pela extinção desse monstro institucional que retira aos trabalhadores, sem apelo, nem agravo, uma parte substancial dos seus rendimentos, sem em contrapartida dar garantias de, no futuro, esses mesmos contribuintes "passivos" virem a ter retribuição dessas quantias obrigatoriamente pagas.

Portugal está a transformar-se num país de seres humanos aos quais, dia após dia, o Estado vai retirando direitos, rendimentos e, acima de tudo, dignidade.

D I G N I D A D E

Será que o sr engº e PM de Portugal sabe do que se trata?!
Olhe, não se compra à custa do erário público, em Paris.

Neo Pidismo

O Neo Pidismo, é a reinvenção da PIDE e dos seus métodos:

PIDE

Sigla de "Polícia Internacional de Defesa do Estado". Era a polícia política da ditadura do Estado Novo.

Esta organização tinha a seu cargo a protecção do regime contra qualquer ameça interna ou externa, e, para isso, perseguia, prendia e torturava os seus opositores: políticos, estudantes, operários, artistas, simples cidadãos que fossem acusados de conspirar contra o regime.

A PIDE era um instrumento político repressivo que servia para semear uma atmosfera de medo e desconfiança na população, que vivia no obscurantismo e na desinformação.

Esta polícia ficou conhecida por ter causado a morte a vários antifascistas, quer através de torturas, quer através do "simples" assassinato. A tortura era uma prática corrente para a PIDE. As mais comuns eram a tortura do sono e a da estátua (o preso tinha que ficar de pé, imóvel, durante horas e horas seguidas).

quinta-feira, maio 04, 2006

Um boi sagrado chamado Sócras

A máquina propagandística do (des)Governo é de tal ordem que o sr engº já foi içado à categoria de boi sagrado!!

Senão vejamos:

O Banco de Portugal (sim, aquele que fez uns favorezinhos... pois, até esse...) veio a público afirmar que as receitas aumentaram, bem assim como a despesa!!
Alguém de facto fez barulho?!! Não.

Para estes fanfarrões socialistas não há dinheiro que chegue nos cofres do Estado, nem tão pouco daquele outro que pinga de Bruxelas.
Não.
Foram capazes de aumentar a gastança em MUITOS milhões de euros do tolo do contribuinte que vai sustentando estes palhaços que se entretêm a estourar o dinheiro que não é deles.

Parece uma comédia latino-americana? Ah pois parece, infelizmente não tem é o mesmo potencial arcaico! É pena.

O trolha Lino

O designado ministro das obras feitas, Mário Lino, ontem teve uma agradável surpresa na AR por alturas de interpelação da oposição!
Aliás, agradável supresa para mim!! Que vi um comunista a colocar os pontos nos is como nenhum outro!!

Agarrou num frasco com o famoso betão poroso da construção da estação do metro da Praça do Comércio, e mostrou a preciosa brita da dita obra paga a peso do famigerado betão dourado!

Haja quem ainda é capaz de dar nomes às coisas.

País de bananas

É o que se me apraz dizer deste cantinho saloio e basbaque à beira-mar plantado.

Uma aventesma presidente da câmara ali para os lados alentejanos, resolveu "importar" famílias brasileiras para irem povoar e trabalhar lá na sua santa quinta, leia-se município, que a dita sra tem por sua.

Como em Portugal já não existem portugueses, importam-se brasileiros, e ao demais calo-me para não dizer asneiras, que muito apetecem neste momento.

País de BANANAS.