quinta-feira, maio 18, 2006

Ponto de partida

Rui Costa Pinto (RCP), nas suas Crónicas Modernas publica o Ponto de partida; artigo relativo ao livro recentemente lançado de Manuel Maria Carrilho, o sour looser das últimas Eleições Autárquicas - Lisboa.

Diz RCP:

Os políticos que criticam os jornalistas são tão importantes para a democracia como os jornalistas que não se intimidam com o poder

RCP é um excelente jornalista - o chamado jornalista-jornalista; e o jornalista que é jornalista, não se pode, de forma alguma, intimidar com o poder.

Também é verdade que poderia ser o ponto de partida para a discussão sem preconceitos dessa sinergia/dependência/promiscuidade entre a esfera política e a esfera jornalística; sucede que o livro, mais uma vez, egocêntrico do nominado autor, só vem lançar maior confusão ao caos aparentemente controlado.

Se os jornalistas não se devem deixar intimidar pelo Poder e pelos políticos e/ou diletantes comentadores, a inversa também é verdade, os políticos também não se podem deixar intimidar pelos jornalistas e diletantes comentadores.

Um debate esclarecido e rigoroso seria benéfico para melhorar o estado das coisas.