terça-feira, julho 31, 2007

Viagens

Atingira um silêncio tão de espanto
que era todo universo à sua volta
um seduzido canto.


- Agostinho da Silva

Partiram Ingmar Bergman, e, Michelangelo Antonioni, dois senhores do cinema mundial.



segunda-feira, julho 30, 2007

Que brasa!!



Já que não se pode ir até lá, pelo menos, que venha a imagem até cá!!

Digam lá que, a simples visão, não refresca?!

sábado, julho 28, 2007

Slave to Love - Brian Ferry

sexta-feira, julho 27, 2007

ONU denuncia «limpeza étnica» e insta Cartum a actuar

AVISO:

Não coloco imagens porque são demasiado abjectas.
Quem quiser um vislumbre do que é lá a realidade, pode fazê-lo aqui e aqui.

Esta é uma causa que abraço desde o início deste blog, e enquanto ele existir, continuará a ser veículo para, uma ténue tentativa de, chamar a atenção para esta barbaridade e genocídio.

O Comité de Direitos Humanos da ONU pediu hoje ao Governo do Sudão que combata com urgência os crimes cometidos na região de Darfur e que garanta que as milícias não recebem apoio do exército do país para realizar uma «limpeza étnica» entre a população.

«Preocupa-nos muito a impunidade de que gozam as milícias responsáveis pela limpeza étnica que ocorre em Darfur e pelas graves e sistemáticas violações dos direitos humanos, como assassínios, violações, deslocamentos forçados e ataques contra os civis», disse hoje em Genebra o presidente do comité, Rafael Rivas-Posada.

Darfur é palco de um conflito desde Fevereiro de 2003, quando os movimentos de Libertação do Sudão e da Justiça e Igualdade pegaram em armas para protestar contra a pobreza e a marginalização da região.

A guerra interna causou já mais de 200 mil mortos e 2,5 milhões de deslocados e refugiados, uma das piores tragédias humanitárias das últimas décadas, segundo a ONU.

O Comité de Direitos Humanos, formado por 18 especialistas independentes, redigiu um relatório sobre o cumprimento, por parte do Sudão, do Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos, a partir de informações fornecidas pelo Governo sudanês e por Oorganizações Não Governamentais que actuam no país.

No documento de nove páginas, os especialistas falam de «claras violações dos direitos humanos» e lamentam que as autoridades não tenham investigado as denúncias, principalmente no caso de Darfur.

Entre as recomendações ao Governo do Sudão, Rivas-Posada destacou a necessidade de que «se assegure que as milícias que cometem uma limpeza étnica não recebam apoio algum, nem financeiro nem material».

O texto pede também às autoridades de Cartum que protejam as vítimas de abusos e lhes concedam algum tipo de indemnização, que descartem qualquer tipo de amnistia para os que tenham violado os direitos da população sudanesa, que discutam o problema das crianças-soldado e que eliminem a pena de morte da legislação.

Outras recomendações contidas no documento são a protecção dos direitos da mulher, principalmente em relação à participação na vida pública e ao acesso à educação, a disponibilização dos meios para reduzir a violência contra as mulheres, a proibição da mutilação genital feminina e o combate à tortura.

Esta semana, o ministro do Interior sudanês, Al Zubair Bashir Taha, acusou os serviços secretos norte-americanos de traficar armas em Darfur, oferecer ajuda económica aos líderes dos grupos rebeldes e de ter contribuído para a morte de milhares de sudaneses na região.

- Diário Digital

janjaweed = ASSASSINOS


Não desesperes, Mãe!
O último triunfo é interdito
Aos heróis que o não são.
Lembra-te do teu grito:
Não passarão!

Não passarão!
Só mesmo se parasse o coração
Que te bate no peito.
Só mesmo se pudesse haver sentido
Entre o sangue vertido
E o sonho desfeito.

Só mesmo se a raiz bebesse em lodo
De traição e de crime.
Só mesmo se não fosse o mundo todo
Que na tua tragédia se redime.

Não passarão!
Arde a seara, mas dum simples grão
Nasce o trigal de novo.
Morrem filhos e filhas da nação,
Não morre um povo!

Não passarão!

Seja qual for a fúria da agressão,
As forças que te querem jugular
Não poderão passar
Sobre a dor infinita desse não
Que a terra inteira ouviu
E repetiu:

Não passarão!


- Miguel Torga, Não passarão!

quinta-feira, julho 26, 2007

O estado de graça de Sócrates

segunda-feira, julho 23, 2007

Ah, pois é ...



... coitado do homem, temia ser vaiado, como das outras vezes

O engenho e a arte de bem remendar

«O primeiro-ministro José Sócrates apresentou hoje a “escola do futuro”, integrada no Plano Tecnológico da Educação. Os “alunos” eram figurantes contratados à agência de casting da NBP, produtora das novelas da TVI»

- BZ

Juram?!!

Quem muito jura, muito mente ...
(Ou não fosse disso perito o nosso PM ...)



Lisboa impõe transparência nas negociações do Tratado

A presidência portuguesa da UE anunciou que dará acesso público a todos os documentos que serão submetidos às negociações do futuro Tratado europeu, no âmbito da conferência de Governos dos 27 (CIG), que hoje se iniciou.

«Queremos assegurar a necessária transparência deste processo», declarou hoje, em Bruxelas, o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado, na abertura oficial da Conferência Intergovernamental dos 27, que é a instância onde são negociados e aprovados, por unanimidade, os novos Tratados europeus ou alterações aos já existentes.

Para Amado, presidente em exercício do Conselho da UE, o processo tem como destinatários, «não só os Estados-membros e as instituições, mas também os cidadãos» europeus, razão pela qual «todos os documentos desta Conferência serão tornados públicos».

«Hoje mesmo estarão disponíveis na Internet», no site da presidência portuguesa do Conselho dos 27, informou Luís Amado, referindo-se ao projecto de novo Tratado substituto da fracassada Constituição europeia, que Lisboa apresentou hoje aos parceiros europeus, logo após o inicio da CIG.

(...)

O novo Tratado, que substituirá o projecto de Constituição Europeia, aprovado há três anos, em Roma, mas inviabilizado, no ano seguinte, com a sua rejeição em referendos na França e na Holanda (felizmente), poderá pôr fim a uma das mais graves crises político-institucionais da história do processo de integração europeia.

O documento deverá ser aceite rapidamente pelos 27 para que possa ser ratificado/confirmado por todos os parlamentos nacionais da UE (com ou sem referendos prévios) e entrar em vigor antes das próximas eleições europeias de Junho de 2009.
(Pois é, isso é o que queriam, veremos se assim será ... é que nem todos os países são borregos como o são os portugueses!)

(...)

- DD

domingo, julho 22, 2007

O truque do chapéu ...



Lisboa lança amanhã negociações formais sobre Tratado da UE

Portugal lança segunda-feira, em Bruxelas, as negociações para a redacção final do futuro Tratado da UE, na segunda tentativa de a Europa comunitária se adaptar à sua actual dimensão e a um «Mundo globalizado».

O objectivo do executivo português, que preside à União Europeia até ao final do ano, é concluir rapidamente as negociações, no âmbito de uma conferência (CIG) de Governos dos 27 Estados da UE, de modo a que o novo Tratado seja aprovado, em tempo recorde, na cimeira informal de líderes europeus agendada para 18 e 19 de Outubro, em Lisboa.

O novo Tratado, que substituirá o projecto de Constituição Europeia, aprovado há três anos, em Roma, mas inviabilizado, no ano seguinte, com a sua rejeição em referendos na França e na Holanda, poderá pôr fim a uma das mais graves crises político-institucionais da história do processo de integração europeia.

O documento deverá ser aceite rapidamente pelos 27 para que possa ser ratificado/confirmado por todos os parlamentos nacionais da UE (com ou sem referendos prévios) e entrar em vigor antes das próximas eleições europeias de Junho de 2009.

(Continue a ler)

Sunrise - Norah Jones

quinta-feira, julho 19, 2007

Na mouche



José Manuel Moreira, iniciou o seu contributo no Portugal Contemporrâneo. E não poderia ter iniciado de melhor forma.

Retiro um trecho que me é particularmente caro:

«Daí a sentida vontade de também entre nós se voltar a ligar: o real e o ideal, a fatalidade e o destino, retemperando forças e condimentando os saberes e os sabores que fizeram da nossa história o nosso fado, e a cara, o rosto e a identidade de uma Nação: Portugal

Mas face a um Portugal sem Norte, sem bússola, sem estrelas no céu, sem orgulho de ser, sem rumo - e com cada vez mais pessoas a confundirem tolerância com permissividade, saber com “achar” -, urge voltar a acreditar e a ousar para vencer. É tempo de re-aprender de novo a enfrentar grandes desafios, e a dobrar os contemporâneos e assustadores Cabos que não nos deixam ir mais longe…

Um País com medo da autoridade, do saber e das virtudes nunca terá futuro. Será sempre um Portugal diminuído na sua grandeza e povoado por gente que se sente diminuída.»

CDS: 33 anos



O CDS comemora hoje 33 anos desde a sua fundação.

segunda-feira, julho 16, 2007

Irresponsável.

O deputado da AR e da Assembleia Municipal (cá está, uma acumulação ... e ainda se queixa ... pode dizer-se que é um bi-deputado, i.e., é 2 x deputado) pelo PSD Henrique de Freitas vem afirmar este precioso naco de perfeita imbecilidade:

(...)

No blogue que mantém com Pedro Portugal Gaspar e Rodrigo de Mello Gonçalves, Henrique de Freitas escreveu sobre Paula Teixeira da Cruz: «Depois de ontem deixou de ter condições para ser Presidente, quer da Distrital de Lisboa do PSD, quer da própria Assembleia Municipal de Lisboa! Agora está na altura de passar de presente a ausente».

(...)

- DD

O sr deputado está a querer armar mais sarilho e confusão à já existente, senão note-se o seguinte:

Quando foram ponderadas e agendadas as eleições para o Município de Lisboa, foram ponderadas eleições para os diferentes orgãos autárquicos:

Câmara Municipal de Lisboa (CML) e, eventualmente Assembleia Muncipal de Lisboa.
Na eventualidade de realizarem-se também eleições para a Ass. Mun. de Lisboa, teriam de realizar-se eleições para as Ass. de Freguesia.

Ora, como se sabe e é de conhecimento público, só foram realizadas eleições para a CML.
Vem agora o sr bi-deputado, enfesado com o seu partido, querer animar as hostes, que já de si se estão-se perfeitamente borrifando para isto tudo.

Mais lhe digo, sr bi-deputado, a realizarem-se a esta feita eleições para a Ass. Municipal, e por consequência para as Ass. de Freguesia, a abstenção não será de 62,61%, mas sim de 90 e tal %.

Convenhamos que, para político profissional, sendo bi-deputado e dirigente do PSD, está não só a prestar um péssimo serviço ao seu partido, mas em particular, a Lisboa e ao país.

domingo, julho 15, 2007

Porque ...

... reconheço quando perco.

Porque, é nos momentos difíceis que se conhecem os Amigos.

Porque, independentemente de resultados, há pessoas que merecem o nosso respeito e consideração:

Telmo, amigo, estou contigo.


- As sandálias do pescador

Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão
Porque os outros têm medo mas tu não

Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão.
Porque os outros se calam mas tu não.

Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.

Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não.


- Sophia de M. B. A, Porque

sexta-feira, julho 13, 2007

No PC, hoje, é só novidades!

Desta feita, é a entrada do Prof. José Manuel Moreira na blogosfera!

Irá integrar os escribas do Portugal Contemporâneo (PC), não confundir com PCP ...!!
Equipa de peso esta ...

Entre muitos títulos publicados, há um que registo com apreço:



- "O que é a escolha pública?"
De José Manuel Moreira e André Azevedo Alves

Parece-me, que vão dar muito que falar ...

E ainda, ...

... relativamente aos abichanados, não há dúvida que representa um alívio ser apelidado de iliberal ...

Como se, ser-se Liberal, fosse um estatuto atribuído, e não uma forma de ser e estar na Vida.

PC com novo 'look'

O Portugal Contemporrâneo tem novo 'look', mais arrejado e original!

Parabéns ao Rui A.

terça-feira, julho 10, 2007

Tráfico Humano: Moçambique é país de origem e destino

Moçambique é um país de origem e destino de tráfico de crianças, mulheres e homens, mas o governo está longe de conseguir desenvolver medidas de prevenção e combate a este crime, revela um relatório norte-americano.

De acordo com o relatório dos Estados Unidos sobre o tráfico de pessoas em 2006, «Moçambique é um país de origem e de destino para crianças, mulheres e homens traficados para fins de exploração laboral e sexual».

«O uso do trabalho de crianças exploradas é uma prática comum nas áreas rurais moçambicanas, muitas vezes com a cumplicidade das famílias», revela o documento.

O relatório indica ainda que «a maioria das vítimas são mulheres e jovens traficadas de zonas rurais para zonas urbanas de Moçambique e África do Sul para trabalharem no serviço doméstico ou em casas de prostituição».

«Os adolescentes e menores são traficados para a África do Sul para trabalharem em quintas e nas minas», acrescenta.

As vítimas são iludidas com as promessas de bons empregos na África do Sul, mas quando lá chegam são ameaçadas por estarem em situação irregular no país e forçadas a trabalhar a troco de pouco ou nenhum salário.

Muitas vezes, trabalham durante meses sem receberem salário, até que são denunciados às autoridades, que os detêm e deportam como imigrantes ilegais.

Os traficantes são, na sua maioria, moçambicanos ou sul-africanos, havendo também relatos do envolvimento de máfias chinesas e nigerianas.

Os grupos de traficantes incluem pequenas redes baseadas em Maputo e Nampula, norte de Moçambique, bem como grupos de crime organizado.

O relatório revela ainda que «mulheres e jovens do Zimbabué são também traficadas para Moçambique para exploração sexual e serviços domésticos».

A pobreza e escassos controlos fronteiriços contribuem para o tráfico de pessoas, diz o relatório.

«O governo de Moçambique não cumpre os requisitos mínimos para a eliminação do tráfico, mas está a fazer esforços significativos nesse sentido», lê-se no documento.

Para promover os seus esforços contra o tráfico, o governo moçambicano devia processar e condenar os traficantes, garantir a aprovação de legislação anti-tráfico, lançar campanhas públicas de alerta e investigar e processar funcionários públicos suspeitos de aceitarem subornos dos traficantes, indica o relatório.

Muitos polícias e agentes de controlo das fronteiras são suspeitos de aceitarem subornos dos traficantes.

Moçambique não proíbe qualquer forma de tráfico de pessoas, apesar de o código penal incluir, pelo menos, 13 artigos ao abrigo dos quais os casos de tráfico podem ser processados.

No entanto, em 2006 não houve acções judiciais ou condenações por tráfico, realçou o relatório.

Em Março passado, o Ministério da Justiça apresentou ao Parlamento legislação para a protecção de crianças, com as linhas gerais para futuras leis sobre venda e tráfico de menores.

Os esforços do governo para proteger as vítimas de tráfico continuam a ser escassos por falta de recursos, sendo frequente as autoridades contarem com as Organizações Não-Governamentais (ONG) para providenciarem abrigos, comida, aconselhamento e reabilitação das vítimas.

Contudo, o relatório norte-americano destaca a medida do Ministério do Interior que, com o apoio da UNICEF, deu formação específica sobre o tráfico a mais de 70 polícias nas províncias de Gaza, Tete e Zambézia.

- Diário Digital / Lusa

Powell garante que tentou convencer Bush a não atacar Iraque



O ex-secretário de Estado norte-americano Colin Powell revelou que tentou convencer durante duas horas e meia o presidente George W. Bush a desistir de atacar o Iraque, assegurando que o actual conflito bélico iraquiano é uma «guerra civil» que não poderá ser resolvida pelas tropas norte-americanas, noticia o site noticioso conservador Drudge Report.

Powell falava no passado fim de semana, durante o denominado «Festival de Ideias», realizado em Aspen (Estado de Colorado).

Nas conversas que teve com Bush – disse - tentou advertir o presidente para «as consequências de ir a um país árabe e converter-se em ocupante».

Powell considerou que no Iraque se vive actualmente uma «guerra civil» e que esta não poderá «ser solucionada pelas forças armadas dos Estados Unidos».

Em Fevereiro de 2003 - um mês antes do início da guerra -, na sua qualidade de secretário de Estado, Colin Powell assegurou perante o Conselho de Segurança da ONU que o regime iraquiano de Saddam Hussein estava a implementar um programa de armas de destruição maciça, principal argumento utilizado por Washington para justificar a intervenção militar no Iraque.

- DD

5 livros

É o chamado: passa em frente...



Como sempre, animemos as hostes:

- Sun Tzu, A Arte da Guerra;

- O Princípe, Maquiavel;

- Colectânea de "As Farpas", desses fabulosos Ramalho Ortigão e Eça de Queirós (escritas ontem ..);

- Fernando Pessoa - Obra Completa;

- O Principezinho, Saint Exupéry.

E agora, não passo em frente!
Coitados e coitadas, vou poupá-los à exposição!!


Vão vagos pela estrada,
Cantando sem razão
A última esp’rança dada
À última ilusão.
Não significam nada.
Mimos e bobos são.

Vão juntos e diversos
Sob um luar de ver,
Em que sonhos imersos
Nem saberão dizer,
E cantam aqueles versos
Que lembram sem querer.

Pajens de um morto mito,
Tão líricos! Tão sós!,
Não têm na voz um grito,
Mal têm a própria voz;
E ignora-os o infinito
Que nos ignora a nós.


- Fernando Pessoa, Depois da feira

sábado, julho 07, 2007

07-07-07

Redundância

Hoje, em Lisboa, são escolhidas as novas 7 Maravilhas Mundiais!
(Parece-me que são as 7 Maravilhas feitas pelo Homem, e não Naturais ... Mas, foi simpático terem escolhido Portugal para esse efeito).

Ainda no decurso da mesma redundância cabalística, o Live Earth (pelo menos, por enquanto, a Terra ainda está viva; por este caminho, sabe-se lá quanto tempo mais vai resistir ...).

7 + 7 + 7

Pensamento do dia

"Quem com intenção, voluntária e conscientemente, prejudica outrém para obter para si efeitos de uma derrota estrondosa, não merece menos do que a expulsão."

A imensa criatividade governamental ...

O Governo imaginou um novo imposto:

- o imposto rodoviário.

Como sou bem educada, não vou escrever onde podem colocar este frémito imaginativo, contudo, serão os tansos do costume a pagar a factura.

Já os srs governantes, esses, andarão à custa do erário público em deslocações, a la Pinho, pelo país fora sem aplicação do dito frémito ...

N' O Carmo e a Trindade

sexta-feira, julho 06, 2007

A propósito do "consenso Unionista" da UE

quarta-feira, julho 04, 2007

Parabéns atrasados!

Ao Arte da Fuga nos seus 3 anos, e aos seus autores, em particular ao Adolfo

Que venham muitas mais fugas anuais!



As palavras estão muito ditas
e o mundo muito pensado.
Fico ao teu lado.

Não me digas que há futuro
nem passado.
Deixa o presente — claro muro
sem coisas escritas.

Deixa o presente. Não fales,
Não me expliques o presente,
pois é tudo demasiado.

Em águas de eternamente,
o cometa dos meus males
afunda, desarvorado.

Fico ao teu lado.


- Cecília Meireles, Interlúdio

Liberdade



Não desesperes, Mãe!
O último triunfo é interdito
Aos heróis que o não são.
Lembra-te do teu grito:
Não passarão!

Não passarão!
Só mesmo se parasse o coração
Que te bate no peito.
Só mesmo se pudesse haver sentido
Entre o sangue vertido
E o sonho desfeito.

Só mesmo se a raiz bebesse em lodo
De traição e de crime.
Só mesmo se não fosse o mundo todo
Que na tua tragédia se redime.

Não passarão!
Arde a seara, mas dum simples grão
Nasce o trigal de novo.
Morrem filhos e filhas da nação,
Não morre um povo!

Não passarão!

Seja qual for a fúria da agressão,
As forças que te querem jugular
Não poderão passar
Sobre a dor infinita desse não
Que a terra inteira ouviu
E repetiu:

Não passarão!


- Miguel Torga, Não passarão!

Andando

O trabalho intenso e etc, não têm permitido actualizar este blog.



Recapitulando:

- Iniciou-se a presidência portuguesa da UE - muito protocolo e diplomacia

- Mais a deslocação do Alto Comissário para os Refugiados (o Engº Guterres!) ao Darfur, tendo-se feito acompanhar de 4 eurodeputados entre os quais Ribeiro e Castro que assina uma crónica no Público com o título "Diário do Darfur" - um evento que tem passado despercebido ...

- Gostei da decisão da Comissão Europeia sobre a devolução do IVA relativamente à aquisição de veículos automóveis; já era tempo do monstro estatal ser colocado na ordem!!

- Sócrates, o PM, vai desfrutando do seu passageiro estado de graça, veremos como ficará depois do termo da presidência da UE ...

- Os países grandes da UE estam a tentar de tudo para que seja aprovado um qualquer Tratado durante esta presidência; os ganapos do costume tudo fazem para cumprir as ordens ...


Que cansaço