terça-feira, julho 10, 2007

Powell garante que tentou convencer Bush a não atacar Iraque



O ex-secretário de Estado norte-americano Colin Powell revelou que tentou convencer durante duas horas e meia o presidente George W. Bush a desistir de atacar o Iraque, assegurando que o actual conflito bélico iraquiano é uma «guerra civil» que não poderá ser resolvida pelas tropas norte-americanas, noticia o site noticioso conservador Drudge Report.

Powell falava no passado fim de semana, durante o denominado «Festival de Ideias», realizado em Aspen (Estado de Colorado).

Nas conversas que teve com Bush – disse - tentou advertir o presidente para «as consequências de ir a um país árabe e converter-se em ocupante».

Powell considerou que no Iraque se vive actualmente uma «guerra civil» e que esta não poderá «ser solucionada pelas forças armadas dos Estados Unidos».

Em Fevereiro de 2003 - um mês antes do início da guerra -, na sua qualidade de secretário de Estado, Colin Powell assegurou perante o Conselho de Segurança da ONU que o regime iraquiano de Saddam Hussein estava a implementar um programa de armas de destruição maciça, principal argumento utilizado por Washington para justificar a intervenção militar no Iraque.

- DD