domingo, julho 22, 2007

O truque do chapéu ...



Lisboa lança amanhã negociações formais sobre Tratado da UE

Portugal lança segunda-feira, em Bruxelas, as negociações para a redacção final do futuro Tratado da UE, na segunda tentativa de a Europa comunitária se adaptar à sua actual dimensão e a um «Mundo globalizado».

O objectivo do executivo português, que preside à União Europeia até ao final do ano, é concluir rapidamente as negociações, no âmbito de uma conferência (CIG) de Governos dos 27 Estados da UE, de modo a que o novo Tratado seja aprovado, em tempo recorde, na cimeira informal de líderes europeus agendada para 18 e 19 de Outubro, em Lisboa.

O novo Tratado, que substituirá o projecto de Constituição Europeia, aprovado há três anos, em Roma, mas inviabilizado, no ano seguinte, com a sua rejeição em referendos na França e na Holanda, poderá pôr fim a uma das mais graves crises político-institucionais da história do processo de integração europeia.

O documento deverá ser aceite rapidamente pelos 27 para que possa ser ratificado/confirmado por todos os parlamentos nacionais da UE (com ou sem referendos prévios) e entrar em vigor antes das próximas eleições europeias de Junho de 2009.

(Continue a ler)