quinta-feira, outubro 27, 2005

Mais um patrocínio PS

Tribunal de Contas: Oliveira Martins empossado na sexta-feira

Guilherme d'Oliveira Martins, até agora deputado do PS, vai ser empossado sexta-feira pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, como presidente do Tribunal de Contas, disse à Lusa fonte de Belém.


A cerimónia de posse terá lugar às 12:30 horas, no Palácio de Belém.
Guilherme d'Oliveira Martins, 53 anos, independente eleito deputado nas listas do Partido Socialista, foi escolhido pelo primeiro-ministro, José Sócrates, para substituir Alfredo José de Sousa na presidência do órgão fiscalizador das contas dos Estado.

O Presidente da República, Jorge Sampaio, ratificou posteriormente o nome do antigo ministro da Educação, da Presidência e das Finanças dos anteriores governos socialistas liderados por António Guterres.

A escolha de uma figura ligada ao PS para presidir ao Tribunal de Contas motivou a contestação dos partidos da oposição, mas Oliveira Martins assegurou que exercerá um mandato «isento e independente» e apelou à oposição para «não alimentar polémicas marginais».

«No dia em que se concretizar a minha nomeação (pelo Presidente da República) para a presidência do Tribunal de Contas, será uma nova página na minha vida», declarou o ex-ministro das Finanças, adiantando que «o Estado de Direito só pode funcionar com base em princípios de isenção e independência».

Antes de tomar posse, Oliveira Martins renunciou, na passada segunda-feira, ao seu mandato de deputado e demitiu-se de vice-presidente da direcção da bancada do PS.

- Diário Digital