terça-feira, outubro 18, 2005

Pequim agradece apoio de Luanda na questão de Taiwan

O conselheiro de estado chinês Luo Gan agradeceu hoje o apoio dado por Angola à China na questão de Taiwan e em debates sobre direitos humanos, durante a visita ao país do ministro angolano António Neto.

"Queremos agradecer o apoio firme dado por Angola à China na questão de Taiwan e em questões de direitos humanos", disse Luo Gan.

Por seu lado António Neto, ministro da Administração Pública, Emprego e Segurança Social angolano, que visita a China à frente de uma delegação do Movimento Popular da Libertação de Angola (MPLA), prometeu que Luanda continuará a dar o mesmo "apoio firme" à política de "uma só China".

Taiwan, que tem um governo próprio e reclama a independência da China desde 1949, é vista por Pequim como uma província separatista, parte do seu território ao abrigo do princípio político de "Uma Só China".

Luo, que é também membro do Comité Central do Partido Comunista Chinês, disse acreditar que os dois países vão aumentar a cooperação bilateral, em especial no que toca à cooperação política, económica e comercial.

Angola é o segundo maior parceiro comercial da China em África, com um volume comercial entre os dois países de 4,9 mil milhões de dólares (4,07 mil milhões de euros).

No passado mês de Fevereiro, o vice-primeiro ministro chinês Zeng Peiyan encontrou-se com o presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, e com o primeiro-ministro, Fernando dos Santos, aos quais prometeu apoio e cooperação na área da energia, recursos minerais, infra- estruturas, treino de recursos humanos, aviação e telecomunicações.

- Not. Lusófonas

Então e o Programa de Adesão?!!