segunda-feira, março 29, 2004

Segue: "Medicinas Alternativas"

As designadas medicinas alternativas, são uma excelente forma de tratamento preventivo no que toca ao organismo humano, e inclusive aos animais (propriamente ditos).
Os organismos sujeitos à medicina 'convencional', tendem a demorar mais tempo a reagir aos 'tratamentos naturais'.

A homeopatia, a aromaterapia, a medicina tradicional chinesa, a massagem Shiatsu (massagem japonesa), a tailandesa também serve!

Pessoalmente optei desde há muito pelas medicinas alternativas em contrapartida à medicina 'imposta', dita convencional, ou alopática.
De referir que têm sido muito valiosas.
Certa vez, experimentei o Shiatsu; pensava que era apenas uma questão de músculos tensos, mas, a meio da massagem adormeci!! Tal era a coisa!
Sai de lá a "voar"! (Nada de psicotrópicos.)

A aromaterapia também é excelente, e muito eficaz; é o tratamento pelo olfacto. Em soluções, líquidas, cremes; essências puras ou diluídas.
A Aromaterapia é a arte e a ciência de utilizar as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais para melhorar a saúde e o bem-estar do corpo, da mente e das emoções.

A Aromaterapia é utilizada desde a Antiguidade, e existem registos da sua utilização há pelo menos 5.000 anos. A civilização egípcia parece ser a mais dedicada à arte e à ciência da aromaterapia, utilizando o incenso, perfume e cosméticos quer ao nível espiritual, quer ao nível medicinal.
Também se encontram textos na literatura védica da Índia, datados de 4.000 A.C., sobre a utilização de materiais aromáticos para a medicina e para cosméticos. Foi isto que deu origem a um ramo do sistema de medicina indiana - Ayurveda.
A China também tem manuscritos que são tão antigos como os védicos, incluindo os relatórios de medicina chinesa - do Imperador, que descreve utilizações em matérias aromáticas. As civilizações da Mesopotâmia utilizavam 'untos' aromáticos como parte da 'prática espiritual'. Mais tarde, os Gregos e os Romanos, assim como as civilizações árabes, herdaram o conhecimento dos egípcios e espalharam essa utilização.
Os óleos essenciais são substâncias voláteis extraídas do reino vegetal. São concentrados das moléculas aromáticas de uma planta ou das suas partes. Os óleos essenciais são a alma da planta.
Por exemplo:
Alfazema (ansiedade, insónia, enxaquecas, dores reumáticas, cicatrizante e anti-séptico);
Canela ( estimulante geral; afrodisíaco; anti-séptico);
Sândalo (anti-séptico do sistema urinário, afrodisíaco).