sexta-feira, julho 22, 2005

Demagogo.

Autárquicas/Porto:
Francisco Assis promete construir ou renovar um parque por ano


O candidato do PS à Câmara do Porto, Francisco Assis, prometeu hoje construir ou renovar um parque verde por ano caso venha a ser eleito presidente da autarquia nas "autárquicas" de 09 de Outubro.

O anúncio foi feito a bordo de um barco de passeios turísticos no Rio Douro, numa acção de pré-campanha para as eleições autárquicas que contou com a presença do secretário-geral do PS, José Sócrates.

Francisco Assis prometeu "rearranjar" no prazo de um ano o "abandonado" Parque da Quinta do Covelo (oito hectares, com um custo de 1,2 milhões de euros), que, em sua opinião, "está num estado deplorável".

Em dois anos, o candidato socialista quer acabar com o Parque de Campismo da Prelada, para criar no seu lugar e nas áreas limítrofes um parque urbano com 15 hectares, projecto com um custo estimado de 2,8 milhões de euros e que obriga a uma negociação da autarquia com o proprietário, a Santa Casa da Misericórdia do Porto.

"O Porto não tem necessidade nem condições para ter um parque de campismo no centro da cidade", afirmou Assis, defendendo a transferência deste equipamento para um outro concelho da Área Metropolitana do Porto.

Francisco Assis pretende ainda construir em três anos uma passagem aérea sobre a Avenida Fernão Magalhães, ligando a Praça Francisco Sá Carneiro ao Monte Aventino e ao Parque de S. Roque (12,5 hectares, com um custo de 2,2 milhões de euros).

Até ao final do mandato, Assis comprometeu-se a executar metade do Parque Oriental, projecto orçado em 12 milhões de euros e que envolve 50 hectares de zona verde, nos vales dos rios Tinto e Torto.

"O Parque Oriental é uma velha aspiração da cidade. O PS lançou esta ideia, mas nos últimos quatro anos não se avançou rigorosamente nada", frisou.

Francisco Assis prometeu também recuperar os dois quilómetros de escarpas entre as pontes do Freixo e D. Luís I, projecto a executar em quatro anos e que irá custar 15 milhões de euros.

O candidato comprometeu-se ainda a construir três jardins, um junto à Rua Miguel Bombarda ("Jardim das Artes"), outro no Bairro da Bouça e um terceiro no quarteirão da Companhia Aurifícia.

Estes jardins, num total de sete hectares, deverão custar 3,5 milhões de euros.

O último compromisso ambiental de Francisco Assis é a construção de um corredor arborizado de quatro quilómetros para circulação pedestre e de bicicletas, ligando os dois principais pólos universitários da cidade.

"Não estamos a fazer promessas vagas. Queremos ser avaliados daqui a quatro anos", afirmou o candidato, referindo que os compromissos ambientais hoje feitos correspondem a um investimento anual de cerca de 7,5 milhões de euros.

José Sócrates saudou a preocupação ambiental de Francisco Assis, que, em sua opinião, protagoniza "uma das candidaturas mais importantes do PS" nas eleições autárquicas de Outubro.

"O Porto esteve parado nestes últimos quatro anos. Precisa de um novo dinamismo, uma nova ambição e uma nova energia", afirmou o líder socialista.

Após o passeio de barco pelo Rio Douro, com partida do Cais de Gaia e chegada ao Cais da Estiva, na Ribeira do Porto, José Sócrates e Francisco Assis participaram num jantar de pré-campanha eleitoral no edifício da Alfândega.


- LUSA