segunda-feira, julho 18, 2005

Estamos "tramados"..

PM promete país menos dependente do petróleo até 2010


O primeiro-ministro afirmou esta segunda-feira que o investimento nacional em energias renováveis, no valor de três mil milhões de euros, até 2010, contribuirá para Portugal equilibrar o seu quadro macroeconómico e para se tornar menos dependente do petróleo.

«Com a sua economia estagnada há quatro anos, Portugal enfrenta problemas sérios. O caminho é fazermos bons investimentos na direcção certa», declarou José Sócrates na sessão de lançamento do «Novo Concurso Eólico» na Culturgest, em Lisboa.
Discursando perante uma plateia de empresários, onde se encontrava o ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho, o chefe do Governo assegurou que, até 2010, na sequência dos investimentos em energias renováveis - realizados em parcerias entre o sector público e as empresas privadas -, Portugal irá assumir-se como um dos países de vanguarda em matéria de «modernização energética e respeito ambiental».

Com o concurso, o primeiro-ministro disse também ser objectivo nacional »a introdução de um novo cluster tecnológico, capaz de introduzir mudanças no perfil energético de Portugal.

(Cont.) DD

A questão não é tanto numa aposta nas energias renováveis e limpas.
Sou defensora das energias limpas e renováveis, não por moda mas por convicção.
Conheço muito bem o petróleo e os produtos petrolíferos; e sei os danos que causam no imediato e no longo prazo.
Também é uma realidade que as petrolíferas têm levado a cabo investigação no campo de energias alternativas - evidentemente que não é por consideração ao meio ambiente, mas como forma de alargar a possibilidade de investimento, e de obter outras fontes de fornecimento. Ainda assim, uma investigação importante.

No que toca ao PM português, resulta que do seu discurso demagógico recorrente, as promessas resultam, invariavelmente no seu oposto! Veremos o desfecho de mais uma.