domingo, dezembro 07, 2003

O CORPO FALA...

A palavra, escrita e falada, não é o único meio de se comunicar. Há uma outra forma de comunicação entre as pessoas que se baseia na linguagem não-verbal: dos gestos, do corpo.

SAIBA COMO O CORPO FALA...

As pessoas manifestam-se não somente pelo que dizem, mas principalmente, através da maneira como as palavras são ditas: nos gestos, na expressão do rosto, na maneira de falar, na entoação da voz. A linguagem silenciosa da comunicação não-verbal está arreigada no nosso dia-a-dia, mesmo que, durante a maior parte do tempo, não nos demos conta disso.

Podemos pensar primeiro nos códigos que substituem a fala, como a linguagem dos surdo-mudos e a mímica. Nesse caso, o corpo expressa-se literalmente e supre totalmente a ausência de som. Em seguida, devemos lembrar-nos dos gestos e movimentos corporais que acompanham a fala e auxiliam a linguagem articulada.
Além da emissão de códigos naturais, dos substitutos e dos auxiliares da fala, o corpo expressa-se também através de gestos quase involuntários, guiados por sentimentos e sensações. Uma linguagem inata e inconsciente que, muitas vezes, diz aquilo que a razão tenta omitir.

Pesquisas revelam que, quando se fala, o que mais influência a comunicação é a linguagem corporal (55%), seguida pelo tom da voz (38%) e, por último, pelas palavras propriamente ditas (7%). Às vezes prendemo-nos tanto às palavras, que esquecemos da importância que um gesto ou um movimento tem nas nossas relações.

A linguagem corporal influencia mais de 90%. A postura, as roupas, o olhar, a posição das pernas, tudo.

Procure ser natural, pois o corpo fala por si mesmo.