quarta-feira, abril 11, 2007

Sampaio recordado como fundador do «Grupo de Arraiolos»

Jorge Sampaio foi por diversas vezes evocado hoje, em Riga, no último dia de debate do «Grupo de Arraiolos», que juntou na capital da Letónia oito Presidentes não-executivos da União Europeia.

«Foi a primeira vez que eu participei nesta reunião informal e é uma excelente ideia do Presidente Sampaio, tal como foi sublinhado aqui por vários Presidentes», reconheceu Cavaco Silva no final dos trabalhos.

Uma das notas mais expressivas pertenceu ao Presidente polaco, Lech Kaczynski, que na conferência de imprensa colectiva agradeceu a Jorge Sampaio a invenção da «fórmula do encontro».

Da mesma forma, a finlandesa Tarja Halonen louvou os méritos desta iniciativa diplomática portuguesa, que em 2003 levou pela primeira vez a Arraiolos os presidentes não-executivos da UE.

«Este é sempre um encontro muito informal onde podemos ser livres e inovadores«, justificou a Presidente da Finlândia.

A Presidente anfitriã, Vaira Vike-Freiberga, liderou os trabalhos da quarta edição do »Grupo de Arraiolos« e elogiou a sua realização, anunciando que em 2008 a troca de ideias prosseguirá numa cidade austríaca.

«Estes Presidentes da República em frente a vós não têm poderes executivos, mas têm outros, tais como o poder da palavra e da persuasão», disse aos jornalistas.

A quarta edição do «Grupo de Arraiolos» centrou-se no papel da UE como actor global, debruçando-se sobre temas tão diversos como a reforma institucional, o aquecimento global, a aposta na energia nuclear ou futuros alargamentos da UE.

Ainda a viver um período de euforia pós-adesão à UE e com taxas anuais de crescimento do PIB superiores a 11 por cento, a capital da Letónia transpirou europeísmo.

«Esperemos que as gerações futuras de jovens continuem a segurar a tocha», afirmou Vaira Vike-Freiberga perante uma audiência de estudantes letões.

«Precisamos de mais Europa e não de menos Europa», acrescentou o Presidente português, que destacou o facto desta reunião ocorrer em Riga.

- Diário Digital / Lusa

Uma desgraça nunca vem só.