terça-feira, abril 10, 2007

Angolagate

Jean-Christophe Mitterrand e Charles Pasqua vão a julgamento



Jean-Christophe Mitterrand, filho do ex-presidente francês, e o ex-ministro Charles Pasqua vão a julgamento no caso da venda de armas ilícitas a Angola, conhecido como «Angolagate».

Segundo as revistas francesas «Le Point» e «Le Nouvel Observateur», o juiz Phillipe Courroye assinou uma ordem em que envia para o Tribunal Correccional de Paris o filho do ex-presidente francês François Mitterrand e o ex-ministro Charles Pasqua, assim como mais 40 pessoas.

O caso Angolagate teve início em 2000 na sequência de investigações sobre uma alegada fraude fiscal que acabou em acusações de «comércio ilícito de armas», «tráfico de influências» e «abuso de bens sociais».

Em causa estiveram vendas ilegais de armas provenientes da Europa de Leste a Angola entre 1997 e 2000, operação organizada pelo empresário francês Pierre Falcone e o seu sócio israelo-russo Arcady Gaydamak, ambos em fuga.

Estas transacções terão rendido cerca de 790 milhões de dólares, dos quais, segundo documento emitido pelo juiz Courroye em 2003, o presidente angolano José Eduardo dos Santos terá recebido 37 milhões de dólares depositados numa conta num banco do Luxemburgo.

As transacções incluíram, entre outros, vendas de tanques helicópteros e seis navios. Na lista de pessoas envolvidas neste processo, encontram-se Jacques Attali, ex-conselheiro do falecido presidente Mitterrand, o romancista Paul-Loup Sulitzer, o ex-prefeito do Var (Sul) Jean-Charles Marchiani, o deputado UMP (direita) e ex-magistrado Georges Fenech, além do ex-conselheiro diplomático de Pasqua, Bernard Guillet. Jean-Christophe Miterrand esteve preso anteriormente durante 3 semanas, entre Dezembro de 2000 e Janeiro de 2001, no contexto deste mesmo.

O processo do Tribunal Correccional poderá ter início no final de 2007.

- PNN