quarta-feira, abril 04, 2007

Tremores continuam e pode haver novo tsunami



Ilhas Salomão: teme-se catástrofe humana

As autoridades das Ilhas Salomão advertiram esta quarta-feira que a enorme destruição causada pelo tsunami de segunda-feira poderá ter causado uma catástrofe humana no arquipélago.

Após terem realizado os primeiros voos de reconhecimento sobre as zonas afectadas, verificou-se que a situação continua crítica, já que continuam a sentir-se tremores de terra e não está afastada a hipótese de outro tsunami, noticiou o diário neozelandês New Zealand Herald, citado pela Lusa.

O número de mortos é, por agora, de cerca de 30, segundo o subcomissário da polícia Peter Marshall, que acrescentou que «é demasiado cedo para dizer que não aumentará».

Os números oficiais mantêm-se nas 21 mortes confirmadas, segundo a polícia e 24, segundo o Conselho Nacional de Desastres, mas as equipas de resgate ainda não conseguiram chegar a lugares remotos onde se verificaram desprendimentos de terras e onde se crê que possa haver mais vítimas, disse à rádio estatal neozelandesa o chefe do governo da província do Oeste, Alex Lokopio.

O temor de réplicas tem levado os habitantes a refugiarem-se nas montanhas em redor de Gizo, a capital da província, e a escassez de combustível tem dificultado ainda mais os trabalhos de resgate.

- Portugal Diário