segunda-feira, abril 02, 2007

Tsunami volta a atacar no Pacífico

Ilhas Salomão atingidas por «parede gigante de água», na sequência de um sismo de magnitude 8,1 na escala de Richter (!!)


Mais de 15 pessoas morreram nas ilhas Salomão devido a um tsunami provocado por um sismo de magnitude 8,1 na escala de Richter, mas o alerta para o Pacífico foi já levantado, devido à ausência de «ondas importantes», noticiam as agências internacionais.

No entanto, o governador da província mais atingida, Alex Lokopio, disse à BBC que pelo menos 18 pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas. Ainda é necessário aguardar por um rescaldo mais aprofundado para saber precisamente qual é o resultado final da tragédia, dado que relatos locais apontam para um possível aumento de vítimas.

Segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos, o terramoto ocorreu às 7h40 desta segunda-feira (hora local, 21h40 de domingo em Portugal), a 345 quilómetros da capital das Ilhas Salomão, Honiara, e a 10 quilómetros de profundidade. Em Gizo, cidade com 7 mil habitantes a 45 quilómetros do epicentro do tremor, a maioria das casas e dos edifícios desabou. «Todas as casas perto do mar desabaram por causa de uma parede de água», disse a moradora Judith Kennedy à agência Associated Press.

«Recebemos informações que dão conta de mais de 15 pessoas mortas só nos arredores de Gizo (capital da província Ocidental), mas nada posso dizer sobre as outras ilhas», disse à Rádio Nova Zelândia o primeiro-ministro provincial, Alex Lokopio. «Precisamos desesperadamente de água, de tendas e de alimentos porque vivem três a quatro mil pessoas na colina em volta de Gizo», uma cidade situada apenas a 40 kms do hipocentro do sismo, acrescentou.

«Não houve nenhum aviso... de repente, o mar começou a subir e todos os que viviam perto da costa fugiram para a colina», declarou o mesmo responsável, segundo o qual a maioria dos edifícios públicos e do comércio de Gizo ficou destruída, tal como todas as habitações situadas mais abaixo.

Toda a zona em alerta

O Centro de Alerta de Tsunamis do Hawai levantou entretanto o alerta que tinha emitido para toda aquela zona do Pacífico, devido à ausência de «ondas importantes» a não ser as registadas nas Ilhas Salomão, cujas costas ocidentais foram varridas por uma onda de vários metros, segundo testemunhas.

«Não existe nenhuma ameaça de tsunami para as outras regiões costeiras do Pacífico, embora algumas possam sofrer ligeiras alterações dos níveis da água do mar», segundo um comunicado daquele centro.

O governo das Ilhas Salomão estimou que os prejuízos sofridos se elevam a milhões de dólares, tendo em conta que Gizo, segunda cidade do arquipélago, é um popular destino turístico local e internacional devido às suas praias paradisíacas.

O Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico emitiu, igualmente, um aviso para a Papua Nova Guiné, o nordeste da Austrália, Fiji e outras ilhas da região. Houve pânico em Papua Nova Guiné, onde as pessoas correram para lugares altos para fugir das águas que começaram a subir.

Em Nova Gales do Sul, na Austrália, autoridades disseram que o litoral correu o risco de ser atingido por fortes ondas e até inundações. Várias praias da zona de Sydney foram interditadas, e escolas foram fechadas, como medida de precaução.

- Portugal Diário