quinta-feira, junho 09, 2005

Fernando Ulrich quer subidas no IRS e IRC

O presidente do BPI, Fernando Ulrich defendeu ontem um aumento temporário do IRS e IRC,


mas primeiro, "o Governo devia introduzir portagens nas Scuts". Referindo-se às declarações de Jorge Coelho sobre a tributação dos lucros da banca, considerou-as "uma atoarda de um dirigente do Partido socialista" e classificou como "monstruosa" a intenção do Executivo de divulgar as declarações de rendimentos (IRS) na Internet.

O líder do BPI diz que há espaço para tributar rendimentos

Fernando Ulrich, ontem, na conferência anual do Semanário Económico, qualificou de "corajosa e para além das suas expectativas" a decisão do Governo em aumentar os impostos indirectos - como o IVA - para controlar "um défice orçamental de 7,0%". Considerou ainda haver espaço para aumentos "temporários" do IRS e IRC e mesmo sobre os "rendimentos de poupanças"e voltou a defender o levantamento do sigilo bancário, mas apenas pelos funcionários das Finanças que estejam obrigados a segredo. Já quanto à divulgação do sigilo fiscal, disse tratar-se do "maior atentado à propriedade privada desde 11 de Março de 1975", data das nacionalizações em Portugal, "estimula a inveja" e incentiva "delatores".

- DN

Eu também tenho uma proposta a fazer ao Governo, aumentar para o dobro a tributação às entidades bancárias. Seria, essa sim, uma fonte correcta de obtenção de mais-valias para o erário público:

"Ladrão que rouba a ladrão, tem 100 anos de perdão."