sexta-feira, junho 03, 2005

Chantagem.

Presidente da UE ameaça demitir-se se Luxemburgo votar «não»

O primeiro-ministro luxemburguês e presidente em exercício da UE, Jean-Claude Juncker, ameaçou demitir-se caso o Luxemburgo vote «não» no referendo europeu, a 10 de Julho. Juncker deixou o aviso enquanto pedia aos 25 esforços para aprovar o orçamento comunitário para evitar que a crise política contagie a economia.

Juncker deixou este aviso enquanto pedia aos 25 que se esforcem para superar as diferenças e aprovar o orçamento comunitário para evitar que a crise política contagie a economia.
Juncker manifestou o seu receio de que a crise provocada pela recusa à Constituição Europeia na França e Holanda seja mais profunda se os chefes de Estado e de Governo não conseguirem um acordo sobre o orçamento da UE para o período de 2007-2013. «Um fracasso nas perspectivas financeiras deixariam a Europa numa grave crise», disse numa conferência de imprensa.

O chefe do governo do Luxemburgo está durante estes dias a manter contactos com todos os governos da União Europeia para procurar encontrar uma saída à Constituição Europeia.


- Diário Digital

O Sr. Juncker não deve acanhar-se, para o caminho oferecem-se: