quinta-feira, julho 22, 2004

Nuno Melo eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade
:)

O grupo parlamentar do CDS-PP elegeu hoje, por unanimidade, Nuno Melo como novo líder da bancada em substituição de Telmo Correia, que abandonou o Parlamento para integrar o Governo como ministro do Turismo.

Nuno Melo contou com os votos favoráveis dos 14 deputados da bancada do CDS-PP.

"Quero assegurar que vamos continuar a ser uma bancada da primeira linha no Parlamento português", disse Nuno Melo à Lusa, após a votação. "Tenho noção da grande responsabilidade que enfrento a partir deste momento", afirmou o novo líder parlamentar, sublinhando que já ocuparam este cargo personalidades como o actual presidente do partido, Paulo Portas, ou o presidente cessante da bancada, Telmo Correia.

Nuno Melo garantiu que está motivado para que o grupo parlamentar do CDS-PP "mantenha a sua eficácia e disponibilidade" e assegurou que os democratas-cristãos vão apresentar "propostas de grande qualidade" e bater-se por "uma maioria unida".

O novo líder parlamentar, que contou com o apoio da direcção do partido, apontou como primeira prioridade da bancada democrata-cristã, depois da sua eleição, a "defesa do programa de Governo", que será apresentado, discutido e votado no Parlamento na próxima terça e quarta-feira.

Nuno Melo deverá escolher os seus vice-presidentes depois das férias parlamentares. "Em Setembro ou Outubro será necessário escolher novos ’vices’ e proceder à redistribuição dos deputados pelas comissões", explicou.

Do grupo parlamentar do CDS-PP que terminou a sessão legislativa saem Telmo Correia (empossado ministro do Turismo), Diogo Feio (secretário de Estado da Educação no novo Governo de Pedro Santana Lopes) e Isabel Gonçalves.

Para os substituir entram, respectivamente, João Abrunhosa (suplente por Lisboa), José Marcelo Mendes Pinto (professor universitário eleito pelo Porto) e Celeste Cardona, eleita por Leiria, mas que manteve o mandato suspenso enquanto exerceu as funções de ministra da Justiça.

Nuno Melo, 38 anos, é advogado de profissão e desempenhava desde 2002 as funções de vice-presidente da bancada parlamentar. Líder da distrital de Braga do CDS-PP, foi eleito no último Congresso para a comissão política e conselho nacional do partido.

A partir de agora, terá também assento, por inerência, na comissão executiva, o núcleo duro de Paulo Portas, em cujas reuniões já participava alternadamente com o outro ex-vice presidente do grupo parlamentar Diogo Feio.