sábado, junho 19, 2004

TRAIÇÃO



Acordo histórico sobre Constituição Europeia e impasse sobre próximo presidente

Os líderes europeus chegaram sexta-feira à noite a um acordo histórico sobre a primeira Constituição Europeia numa reunião que ficou ensombrada pelo impasse na decisão sobre o próximo presidente da Comissão Europeia.

"Foi um excelente acordo a que chegámos para a Europa porque nos permite continuar esta grande aventura da construção europeia, e também para Portugal porque os interesses fundamentais que tínhamos definido estão plenamente consagrados na Constituição Europeia", resumiu Durão Barroso no final da cimeira que fechou o "tratado constitucional" depois de mais três anos de negociações.

Para Durão Barroso, o acordo alcançado hoje pelos 25 chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) "mostra mais uma vez que os cínicos e os cépticos não têm razão" e que "é possível à UE a 25 tomar tantas ou mais decisões do que quando tinha 15, 12 ou seis Estados-membros, quando há vontade política".

O acordo foi alcançado no final de dois dias de negociações longas e difíceis, indo a nova Constituição substituir os vários Tratados europeus actuais.

Começa agora uma nova fase em que todos os Estados-membros terão de ratificar o acordo, antes de este entrar em vigor.

19-06-2004 8:33:00 GMT . Fonte LUSA. Notícia SIR-6125506
Temas: internacional política ue europa
Lusa