segunda-feira, junho 21, 2004

Pois é..

O Euro 2004 é um excelente 'balão de ensaio' para avaliar se o Federalismo Europeu é ou não 'possível'!

Em meu entender: não é de maneira alguma.
Não é desejável, não é desejado, e, muito menos, 'possível'(verdadeiramente)!

Por mais que os 'eurocratas' tentem, de tudo e mais alguma coisa, para 'impingirem' o federalismo europeu aos, ou mais concretamente a alguns, Povos da Europa, tal não é, nem histórica nem sociologicamente, possível!

Vejamos pois o 'balão de ensaio':

o jogo de Portugal contra a Espanha (estão a ver, já estou a ser tendenciosa!) foi um excelente exemplo!

Foi um recrudescimento da sanha que os portugueses têm aos espanhóis! Sim, foi uma questão genética; tirámos todos da 'arca' aqueles sentimentos que sempre nutrimos em relação aos 'espanhóis' (leia-se mais concretamente, castelhanos)! Naturalmente que num '2º tempo', utilizamos argumentos racionais para equilibrar este sentir colectivo; mas, logo de chofre é a antipatia, e o: 'arreámos nos gajos', é o que impera!

O mesmo se passa em relação aos ingleses, com os franceses - e vice-versa, etc, etc.

E, sendo assim, e assim sendo, nem todos os 'senhores da União Europeia' juntos 'fazem com que' o pretenso federalismo europeu seja uma realidade; poderá, pelo evoluir das coisas (e muito, muito, infelizmente) ser uma realidade formal; veja-se o "acordo histório da (pseudo) constituição europeia!
Mas, aquilo que substancia uma Constituição é o Povo, neste caso seriam os Povos; nem agora, nem no 'dia de Sº Nunca à tarde' se entenderão.

E, o mais grave de tudo isto, é que os alemães que desencandearam a Iª Guerra Mundial, a IIª Guerra Mundial, estão mais do que tentados a tentar a IIIª! Porque em tudo, aquilo que de concreto a vida tem, a questão histórica e genética dos Povos está presente!

Serão os alemães a mandar na união europeia; passará a "designar-se" (informalmente), após a ratificação, pelos Parlamentos Nacionais, da (pseudo) constituição europeia, em: 'império alemão'.
De seguida, não vejo os ingleses, franceses, polacos e italianos a aceitarem a prepotência alemã!

Aquilo que podia ser uma Cooperação entre Estados Soberanos, está a transformar-se numa 'feira de vaidades alemã' e no 'seu império tão almejado'!

Europeísta?
Nem pensar. Não serei, jamais.
Acredito na cooperação voluntária entre Estados Soberanos; e desprezo o falso consenso europeísta favorável à obtenção da 'cultura de subsídios'!!
Esta 'cultura de subsídios', que, está a matar/asfixiar a produtividade e a dignidade dos portugueses; transformando-os de pessoas dignas e trabalhadoras, que obtém o seu rendimento de forma correcta, em 'escavadores' de mais um 'subsidiozinho', e 'dormitar' à 'sombra da bananeira' porque o 'grande e misericordioso paizinho/mãezinha' UE ou 'Federação Europeia' dá!!

É caso para dizer:
quem não chora não mama!
E,
Chora, chora meu menino, que o paizinho dá!