segunda-feira, março 22, 2004

Morte do sheik Ahmed Yassin provoca reacções condenatórias

A morte do fundador e líder espiritual do Hamas, o sheik Ahmed Yassin, esta segunda-feira durante uma operação militar do exército israelita na Faixa de Gaza, mereceu a condenação de responsáveis políticos e religiosos de todo o mundo.

O Vaticano, por intermédio do porta-voz Joaquin Navarro Valls, condenou a morte do xeque Yassin, considerando-o "um acto de violência que não será justificável em nenhum Estado de direito".

(...)

- Lusa


Vejamos, estamos perante dois vectores distintos:

- os palestinianos, a 'causa' palestiniana, as reenvidicações palestinianas, e, uma figura carismática dita de 'líder espiritual', de um número extenso de palestinianos fundamentalistas, os quais recorrem, na sua grande maioria, a ataques bombistas para fazer valer os seus pontos de vista.
- os israelistas, com as suas pretensões, reenvindicações, e actos em relação aos palestinianos - cultura, religião e território; temos ainda os ataques bombistas dos palestinianos fundamentalistas que matam milhares de israelitas, militares e civis.

Aquilo que hoje teve lugar, para além da eliminação física de uma pessoa:

- Ahmed Yassin era um líder, ainda por cima, um 'líder espiritual', ou antes, assim considerado pelos seus seguidores, talvez resultando na proporção da sua incapacidade física, sobre a qual retirava os maiores dividendos, conseguindo instigar à acção e veneração, os seus 'apreciadores'!
É, apartir de hoje, considerado um Mártir; diga-se que, de 'venerando' nada teve! Tal estatuto foi-lhe atribuido hoje!!
- Os israelitas, não considero, nem de perto nem de longe, que desconhecessem ou estivessem inconscientes dos efeitos deste acto, e desta 'martirização', e dos efeitos da mesma! Os melhores estrategas; estudo minucioso dos resultados/efeitos de cada acção.

Caberá agora ao governo israelita assumir as suas responsabilidades.
(Depois, queixam-se dos resultados das eleições!..)

Addenda:

tinham forma de resolver esta questão de maneira muito mais eficiente e sem este aparato. Mas não, têm que fazer 'show-off'.