quinta-feira, dezembro 11, 2003

Estranha Desventura..!

Muito se tem escrito, e criticado, sobre a actual AD - coligação governamental entre o PSD e o CDS. Facto é que a AD exerce o poder político, é Governo.
O consenso parece ser tudo menos cómodo!

O Homem parece ter nascido para a Guerra e não para a Paz.
Se não, veja-se: segundo 'reza', os maiores desenvolvimentos tecnológicos ocorreram sempre em razão do interesse bélico humano; uma constante insatisfação, muitas vezes traduzida na aversão aos momentos em que ocorria e ocorre acalmia dos instintos mais conflituosos.

Ora, considerando que na existência nada é perfeito, e que o equílibrio (pelo menos da minha parte) é o mais desejável e desejado, a oposição à  actual coligação governamental portuguesa faz-se 'dentro' do próprio parceiro de coligação: PSD!
Não é de facto caso único, de referir que o anterior Governo liderado pelo PS, do então PM António Guterres, 'sofria' do mesmo male! Eram os próprios socialistas que exerciam oposição ao então governo!

Ninguém pretende que 'tudo vai bem na coligação', isso seria de uma ingenuidade facciosa e falaciosa; mas, como em qualquer relacionamento, há que primar pelo compromisso. Tal passa por, muitas vezes engolir 'sapos'! Pois.., mas é assim.

É lírico assistir ao 'desassombro' (ou será antes 'assombro'?!) de alguns social-democratas, que 'tendem' a rejeitar a existência de uma coligação com o CDS para formar governo! Não me parece que seja com o CDS que têm problemas - é que, o CDS é um Partido Polí­tico, não uma pessoa; as pessoas esquecem-se desse facto com extrema facilidade. E, não aceitam terem de realizar compromissos com um partido com menor relevância eleitoral que o seu próprio Partido! O que é que esperavam?! Que o partido com menor expressão eleitoral, invariavelmente, se submete-se aos í­mpetos do maior?! Revertam as posições, e avaliem por vós.

Não chega, embora com legitimidade para tal, o constante ataque polí­tico da esquerda caviar?

A própria posição do PS é interessante, manda a 'guarda-avançada' para 'desbravar caminho', e entra posteriormente na 'discussão' qual 'ví­tima do sistema' (não é de perto, nem de longe a realidade!)!

Não é aconselhável ser político em Portugal!

E cada vez mais se assistirá ao recuo de pessoas competentes para exercerem cargos de responsabilidade polí­tica, porque, não é salutar ou aconselhável ser 'prior nesta freguesia'!