terça-feira, dezembro 16, 2003

Açores: Santa Maria com centro de acompanhamento de satélites em 2005

Santa Maria, 16 Dez (Lusa) - A ilha de Santa Maria vai acolher, em 2005, uma estação de acompanhamento de satélites, que poderá desempenhar um papel de relevo no programa da Agência Espacial Europeia (ESA) a implementar a partir de 2007.

Segundo a ministra da Ciência e Ensino Superior, que hoje apresentou o projecto de cinco milhões de euros na ilha açoriana, o centro de rastreio de satélites poderá ter "ainda um maior papel" na sequência da nova geração de lançadores da ESA.

A Agência Espacial Europeia prevê ensaiar, em 2007, novos lançadores de satélites reutilizáveis, incluídos num programa que deverá estar concluído em 2015, disse Maria da Graça Carvalho.

Nessa altura, a estação de Santa Maria poderá constituir um segundo centro da ESA, a seguir ao da Guiana Francesa, admitiu.

Maria da Graça Carvalho anunciou, ainda, que está programada uma visita técnica à ilha, no próximo mês, com vista à instalação de equipamentos móveis de acompanhamento de satélites lançados da base de Kourou, na Guiana Francesa.

A previsão de um lançamento em 2005 faz com que a ESA tenha a intenção de colocar a curto prazo na ilha de Santa Maria uma estação móvel para acompanhar a operação.

A iniciativa de instalar nos Açores a estação de rastreio surgiu no Conselho Consultivo para o Espaço, em Janeiro de 2003, no âmbito do Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e Ensino Superior, e foi trabalhada ao nível técnico com a ESA.

Actualmente, a telemetria é feita em Kourou e na França, localizações que tornam necessária uma estação no meio do Atlântico, lacuna que tem sido colmatada pela ESA com o recurso a um navio especializado.

A par da criação deste centro de telemetria, vai ser também instalado um centro de investigação na área do programa de observação da terra, ao qual Portugal vai aderir já em Janeiro.

Trata-se de um centro de grande importância por abranger investigação na área dos oceanos, disse Maria da Graça Carvalho, que defendeu, por isso, a sua ligação à Universidade dos Açores.

"Podemos ter nesta área investigadores não só locais, como internacionais, e fazer aqui um centro de desenvolvimento baseado na ciência e em tecnologia de ponta", sublinhou.

O ministro da presidência realçou que, apesar de existirem alternativas de localização para a estação, caso das Canárias, a decisão pelos Açores foi possível através de um trabalho de valorização das vantagens técnicas da ilha.

Morais Sarmento referiu que o projecto vai ainda contribuir para novas fases de desenvolvimento da ilha de Santa Maria, com cerca de seis mil habitantes.

José Pedro Poiares, secretário executivo da ESA, reconheceu que Santa Maria é o melhor local para fazer o rastreio dos foguetões Ariane 5, que têm como destino a Estação Espacial Internacional (ISS).

A ESA tem "uma certa urgência no estabelecimento deste centro", justificada com o primeiro lançamento já em 2005, o que obriga à instalação de uma estação móvel, disse.

O secretário regional da Economia, Duarte Ponte, assegurou que o Governo Regional tem acompanhado com satisfação o projecto e manifestou a disponibilidade do executivo para colaborar com todas as entidades envolvidas no processo.