sexta-feira, novembro 14, 2003

Do Mundo Real e da "Constituição" Europeia

Ouvi hoje, o comentário e pergunta mais EXTRAORDINÁRIOS que tive oportunidade de ouvir desde o início do debate da pretensa "Constituição" Europeia!

Um Senhor, referindo ter "apenas" o secundário, que "não tinha muitos estudos para compreender, e fazer a pergunta", gostava de saber concretamente o que "é isso da soberania portuguesa" de que tanto falam, quando falam da "Constituição" Europeia! E o que é que é a Constituição Europeia?"
"É que, quando falam na televisão dessa coisa da União Europeia, do referendo (etc), mudo para o Big Brother."

Grande estalada!!

Meus senhores e minhas senhoras, esta é a realidade do país.
Este Senhor teve a amabilidade de esclarecer 'as nossas mentes iluminadas' para a vida prática!
A população portuguesa na sua maioria tem a escolaridade miníma obrigatória (9º ano).
Ao pretendermos discutir e debater este tema, não estamos a pensar nessa maioria esmagadora! Que não entende: Soberania, Constituição, etc, etc.
Estamos a fazer um exercício puro de intelectualidade, e esquecemos o aspecto prático do exercício da cidadania. Há que transmitir de uma forma simples, clara, precisa e concreta aquilo que está em causa, para que o grosso da população não mude para o "Big Breder", e seja esclarecida da complexidade e do que está em causa e em jogo! Por forma a que possam exercer esse direito de cidadania de forma esclarecida e consciente.