sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Que dizer?! ...



A revista Sábado, na sua edição desta semana, dá conta no seu Editorial que Portugal conseguiu colocar um dos Ministros mais influentes do seu Governo no centro do perigo em Timor-Leste aquando da tentativa de assassinato do Presidente e do Primeiro-Ministro desse país.

Vieira da Silva, Ministro do Trabalho e da Solidariedade, encontrava-se em Díli para uma reunião da CPLP ao mesmo tempo que tudo estava a ocorrer.

Nas palavras da Sábado, "ninguém o tinha avisado que havia uma ameaça e que era melhor adiar a viagem. Se o golpe tivesse resultado e o Presidente da República e Primeiro-Ministro timorense tivessem sido assassinados, Portugal teria um Ministro numa situação explosiva e um problema diplomático para resolver."

E ainda:

Portugal tem 120 homens da GNR em Timor, tem uma Embaixada com nove pessoas em Díli, tem seguramente pelo menos um espião no território, tem a mesma língua que os timorenses, tem todas as ligações históricas que se possa imaginar às diferentes lideranças políticas -e, apesar de tudo isto, não tem a mais pequena, a mais remota, a mais pálida ideia do que se passa em Timor."

Ora, aí está. A síntese da presença portuguesa em Timor-Leste.