quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Tudo bons rapazes


Presos 38 mafiosos e os polícias que os protegiam

Dois polícias eram 'seguranças' e o terceiro servia de mensageiro
A operação "Final Cut 2" terminou ontem de madrugada com 41 detenções. A polícia italiana decapitou assim o clã da mafia napolitana La Torre, que actuava na região de Mondragone, prendendo 38 dos seus membros. Entre os detidos, encontravam-se ainda três polícias. Um dos agentes, um guarda-prisional, é suspeito de passar mensagens do exterior aos mafiosos detidos. Os outros dois, agentes de trânsito, terão servido de guarda-costas ao chefe do clã.

(...)

Os outros dois agentes, irmãos, terão garantido a segurança de Augusto La Torre, o capo daquela família da Camorra, como é identificada a mafia napolitana. A sua função era protegê-lo quando o mafioso era conduzido do seu refúgio para a esquadra dos carabinieri de Mondragone. Mas a relação dos irmãos com os La Torre parece não se ter ficado por aqui. Os dois são ainda acusados de intervir para convencerem comerciantes da região a pagarem o pizzo.

Os La Torre são um dos inúmeros clãs da Camorra, que actua na região de Nápoles, uma das mais pobres de Itália.

Na Sicília, dois membros da Cosa Nostra, a mafia da ilha, foram ontem mortos durante uma alegada rixa com um grupo rival em Partinico, perto de Palermo. Os dois homens, Giuseppe and Giampaolo Riina, eram filhos do capo Salvatore Riina, detido pela polícia, em 1996, após ter sido traído por colaboradores.

- DN

Vem aí guerra ...