terça-feira, junho 19, 2007

ATENÇÃO!!

Estes srs preparam-se para mandar o Referendo, ao pseudo Tratado Constitucional da União Europeia, para o caixote do lixo!!

(Só não estava à espera desta postura por parte de Pinto Balsemão ...)



Mendes aconselhado a esquecer referendo

Mendes está cada vez mais isolado na defesa do referendo à Europa. Durão é contra

Marques Mendes está cada vez mais isolado na exigência de um referendo ao tratado europeu. O líder do PSD assumiu na reunião do Conselho de Estado, sexta-feira, em Belém, que não deixará cair o compromisso eleitoral de defender a consulta popular sobre a Europa, mas foi aconselhado a ter prudência.
Vários conselheiros – entre eles Manuel Alegre e Almeida Santos (do PS) e Francisco Pinto Balsemão (do PSD) – contrariaram a tese do líder social-democrata, que conta, à partida, com forte oposição de Cavaco Silva e de Durão Barroso. O presidente da Comissão Europeia defendeu a necessidade imperiosa de se ultrapassarem todos os impasses relacionados com a aprovação do tratado europeu e não entrou na discussão sobre o referendo. Mas já depois da reunião do Conselho de Estado, confrontado, segunda-feira, com o assunto no Programa "Prós e Contras" da RTP, enfatizou várias vezes que ''um tratado ratificado pelos Parlamentos tem tanta legitimidade quanto um tratado referendado''.

O Presidente da República também não se referiu directamente ao assunto na reunião em Belém, mas ao enfatizar as prioridades que considera estarem colocadas à presidência portuguesa da UE, Cavaco ignorou a forma de ratificar o eventual tratado. As suas reticências ao referendo já foram assumidas pelo próprio publicamente.

Manuel Alegre e Francisco Pinto Balsemão, que falaram depois do líder do PSD, criticaram indirectamente a defesa do referendo feita por Marques Mendes e alertaram para a necessidade de ter prudência na ordem de prioridades, por forma a não dificultar a obtenção de um acordo europeu, ainda que sob a forma de tratado simplificado.

(...)

- Expresso Online