domingo, setembro 03, 2006

A minha opinião - estrictamente pessoal

Num artigo, publicado no Blasfémias, o meu amigo CAA apresentou a sua posição pessoal sobre Advanced Cell Technology, no tocante a "investigação genética em geral e a que é feita em células estaminais em particular, é aquela mais potencialidades oferece num conjunto muito sério de áreas médicas".

Na respectiva caixa de comentários, e de forma intempestiva, expressei posição oposta.
Carece de maior tratamento e fundamentação, assim sendo, aqui fica a minha posição sobre uma questão, a todos os títulos, intrincada e complexa, que tentarei reduzir a um denominador compreensível.

Iniciaremos de forma faseada a sua decomposição para melhor entendimento, deixando para último, o seu enquadramento legal, ético, moral e espiritual - como referi anteriormente, trata-se de um posição estrictamente pessoal.

Factos Formais e Materiais

A Advanced Cell Techonology, enquadra-se na área da investigação e engenharia genética.
A engenharia genética

Se é certo que, aparentemente, a engenharia genética pode prolongar a vida humana, e a qualidade de vida humana, não é menos certo, e sem qualquer aparência, que se trata de uma vida artificial, assente em pressupostos também eles artificiais que carecem de Essência e Substância. Carecem, fundamentalmente, de Consciência.

No Campo Legal
As legislações nacionais, hoje mais do que ontem - tendo em conta esta propagação nefasta, têm que acautelar a Humanidade do Ser Humano.
Tenho para mim, que não sou positivista, que quanto maior for o grau de positivismo normativo jurídico, maior é o grau de distanciamento do indivíduo face a princípios universais imperecíveis e constantes - Humanismo.

No Campo da Ética e da Moral
A ética e a moral, são valores humanos, que podem ser imperecíveis ou modais; naturalmente que podem ser pessoais e/ou colectivos. Bem assim como singulares, ou misturados com todo o tipo de reservas, sejam elas religiosas ou outras - mas não é a essas que me reporto, pessoalmente.

No Campo Espiritual
Pessoalmente não colo o campo espiritual a uma qualquer posição de Igrejas ou sequer de Seitas, embora também essas tenham a sua relevância e devam ser respeitadas por si, i.e., não no tocante à sua embalagem enquanto estrutura formal e material, mas aquela de princípios daqueles que, pessoal, livre e conscientemente as assumem. Isto vem no sentido da separação, entre aquilo que de facto diz respeito à esfera espiritual de essência, e aquilo que diz respeito a ditâmes impostos por uma qualquer estrutura material.
Sabido é que, a título de exemplo, a Igreja Católica impõe aos seus aderentes uma determinada postura, uma determinada conduta, determinados princípios. O mesmo ocorre relativamente a qualquer outra Religião/Igreja.

Ora, a teoria e a prática desses fundamentos, sempre andaram, e andam, desencontradas. Sem preocupação por uma revisão de ordem espiritual para que tais princípios se enquadrem ao momento de vida.

Mas, não é a estes princípios, fossilizados e deslocados, que me refiro; refiro-me, isso, sim a princípios transversais, essenciais e imperecíveis ao Ser Humano, aqueles que atribuem a sua qualidade de ser humano.

Serão elas subjectivas? Sim.
São características que a filosofia, a teologia e, tantas outras ciências, tentam especificar, obtendo apenas e somente denominadores comuns.

É na área das religiões, e não da teologia (para mim são distintas), que surgem as grandes divisões. As religiões ditas aceites e reconhecidas, tentam preservar o seu estatuto de mainstream, como se de um partido, ou de uma empresa se trata-se. Não aceitando que a sua posição seja contestada e tudo fazendo para que seja aceite e imposta.

Aí estamos de acordo, esta situação deve ser a todo o tempo exposta, e a sua dimensão trazida ao conhecimento dos indivíduos, para que sejam eles a decidirem por si, de forma livre, voluntária e consciente, aquilo que pretendem chamar a si.

No que à parte espiritual a mim diz respeito - de forma pessoal, livre, voluntária e consciente -, a engenharia genética e todas as suas vertentes e dimensão, é a manipulação e redução artificial do Ser Humano à sua forma mais primária e material: a de um pedaço de carbono passível de alteração e reconfiguração.

Não é isso que eu quero para mim, e para aqueles a quem amo, estimo ou aprecio.
No que a mim diz respeito, vejo o Ser Humano como único; vejo como Pessoas, que dentro de um Oceano que transcende a Razão, a Ciência, recaem num dimensão metafísica - cujas tentativas de explicação têm ocorrido desde o primeiro Ser Humano. São e serão sempre subjectivas.
A engenharia genética chama a si o papel de Deus (dêem-lhe o Nome que quiser, acaba sempre por reconduzir ao Mesmo, quanto mais não seja: princípio).
Para mim, nem de semi-deuses se trata, mas de meros ensaístas, alguns embuídos de boa-vontade, a tentarem manipular o carbono humano, e a esticar os laços espirituais, dos quais nada sabem; apenas sabem que querem transformar um Ser Único à imagem que idealizaram - eles e/ou outros.
Há que perceber a imensidade e amplitude das consequências.

Repara bem, em tantas e tantas tentativas de manipulação do Ser Humano. Da sua recondução àquilo que eles têm por Bom, por Bem, por Aceite. Aqui vê a sua expressão material e fáctica do carbono humano. E, em decurso, a sua manipulação e recondução ética, moral, espiritual.

A imensa fábrica de Seres Humanos à imagem que têm para aquilo que deve ser a Humanidade: a indústria McDonald's - soldadinho/as de chumbo, Super-Homens vs Seres Inferiores. Mestres e Amos vs uma hoste de escravos.
Não é ficção, é a realidade. É assim, com pequenos passos que se inicia a marcha para a destruição da Humanidade.
Tudo tem um momento inicial, e aquilo que referes, é esse momento; um momento transvestido de boa-vontade, de pseudo tentativa de fornecer uma vida com maior qualidade e, maior duração.

A que preço?!! A QUE PREÇO?
O preço é a servidão.

Antes morrer cedo de pé, do que de joelhos tarde.