quarta-feira, setembro 06, 2006

Babaloo



Freitas do Amaral confirma voos da CIA em Portugal

O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Freitas do Amaral enviou uma carta à eurodeputada Ana Gomes, onde confirma a passagem de aviões da CIA em Portugal, segundo informa hoje o Diário Económico, lembrando que estas informações contradizem as declarações prestadas pelo antigo chefe da diplomacia em Dezembro no Parlamento.

De acordo com o jornal, o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros escreveu uma carta a Ana Gomes, dando conta da passagem de aviões da CIA por Portugal e de voos de transporte de prisioneiros entre Portugal e Guantanamo.

«Há dados que mostram que determinados aviões suspeitos passaram com muita frequência por Portugal num período largo», disse a eurodeputada ao Diário Económico. Segundo Ana Gomes, o documento refere ainda «voos directos entre Portugal e Guatanamo».

Esta versão contradiz as declarações do antigo ministro dos Negócios Estrangeiros prestadas em Dezembro no Parlamento. Na altura, Freitas do Amaral garantiu que não havia qualquer indício de que tivessem passado aviões da CIA por Portugal.

(...)

- DD

A questão é:

Freitas do Amaral enviou uma carta a Ana Gomes; já depois de ter saído da pasta do MNE. Tanto quanto me é dado a perceber, fê-lo a título pessoal, i.e., de pessoa a pessoa, e não de ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros para uma Eurodeputada.

Esta distinção terá relevância, tendo em conta o assunto?
Tem.
Como ex-titular da pasta, Freitas do Amaral nunca poderia revelar tais detalhes, considerando tratar-se de um assunto delicado, e cujo âmbito diplomático e, principalmente, político e estratégio, alguma vez poderia ser revelado nestes termos. Já para não mencionar os efeitos legais daí decorrentes.

Mais uma vez, Anocas Gomes revela a sua incapacidade para a manutenção de confidencialidade, extravazando os limites da confiança depositada por quem, com outras responsabilidades, resolveu abrir o bico para quem não consegue ficar com ele, bico, calado.

Repeat after me:

Assobiem para o ar!

Ainda a procissão começou.