domingo, agosto 27, 2006

Timor Leste vs Austrália

Reportando-me ao jornal Público de ontem, num artigo em que davam conta dos desacatos crescentes em Díli.

A Missão Internacional (mais uma...) da ONU, para efeitos de logística, verá os contigentes substítuidos, e o número de efectivos alargado. Contará, ainda, e segundo as pretensões, com militares de novos países a aderirem ao envio de forças.

A Austrália está a levantar grandes problemas e impedimentos a que tal seja feito de forma proporcional e equilibrada, basta lembrar os casos havidos pouco tempo atrás.

A Austrália quer um estatuto especial em Timor-Leste, ou seja, e falando claro, quer ser a nova potência colonializadora do Estado Soberano e Independente de Timor-Leste, e, se a memória não me falha, o último Estado Soberano e Independente criado e reconhecido no âmbito da ONU.

Recapitulando, a Austrália quer um estatuto especial, que de forma alguma poderá ser aceite pela comunidade internacional; porque, em abono da verdade dos factos, os timorenses não os querem lá nem para colheres de pau!

E estes desacatos em Díli devem-se ao facto dos deslocados lhes atirarem pedras - à guisa de cartinhas de amor!
Os australianos comportam-se como autênticos donos e senhores de Timor-Leste, e o Povo Timorense não os quer ver, quanto mais tê-los por lá.

Parece que os desacatos, se as forças militares australianas não forem retiradas do terreno, tenderão a aumentar ainda mais.
Os timorenses merecem melhor.