quinta-feira, julho 13, 2006

Hoje o sol está muito perigoso

Todo o país será afectado pelos raios ultravioleta num nível muito elevado

O índice de raios ultravioleta que mede os níveis de radiação solar que podem queimar a pele humana, vai estar hoje muito alto, dia em que as temperaturas vão atingir os 39 graus em Santarém, segundo o Instituto de Meteorologia.

De acordo com informações disponibilizadas no site do Instituto de Meteorologia (IM), o índice de raios ultravioleta (IUV) vai estar elevado em quase todas as regiões do país e regiões autónomas do Açores e Madeira com nove e dez valores, com excepção do distrito de Évora (cinco).

O IUV varia entre menor que dois (risco baixo), três a cinco (moderado), seis a sete (alto), oito a dez (muito alto) e igual ou superior a onze (extremo).

O índice de raios ultravioleta vai oscilar entre os oito e os onze valores (o máximo) até sexta-feira, refere o IM.

Cuidados a ter com o sol

«Este índice é perfeitamente normal para esta altura do ano, mas é muito importante informar as pessoas dos perigos que podem correr e das precauções que devem tomar», diz ao PortugalDiário João Abel Amaro, director do serviço de dermatologia do Instituto Português de Oncologia (IPO).

O clínico recomenda: «Pode-se ir à praia desde que se evite as horas de sol mais intenso, que decorrem entre as 12 horas e as 16:30 horas. Mesmo fora dessas horas, é essencial proteger-se na sombra, ou usando uma t-shirt».

O protector solar é também indispensável, principalmente em áreas mais sensível como a face, os lábios e o decote. «As pessoas com pele mais clara devem usar um creme com factor de protecção de pelo menos 50. As mais morenas já podem usar um de factor 20 ou 30», explica o dermatologista.

Os olhos também têm de ser protegidos: «Todos devem utilizar óculos de sol de qualidade, que filtrem os raios ultravioleta. Até as crianças», recomenda o médico.
Portanto, se quiser ir para a praia, às horas que quiser, sem se preocupar, «só se for vestido à moda dos tuaregue», diz o clínico.

Portugal em alerta devido ao calor

Segundo dados do IM, os distritos de Braga, Guarda, Lisboa e Setúbal vão estar hoje classificados com o «alerta laranja» de risco «moderado a elevado» para a saúde devido ao calor que se fará sentir ao longo do dia.

Treze dos 18 distritos de Portugal Continental estão hoje classificados com o «alerta amarelo» de risco para determinadas actividades [ao ar livre] dependentes da situação meteorológica.

Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora e Beja são os distritos classificados com o «alerta amarelo».

O distrito de Faro é o único classificado com a cor «verde» - não se prevê nenhuma situação meteorológica de risco.

As previsões do Instituto de Meteorologia para hoje apontam para céu limpo e vento fraco e temperaturas elevadas que vão atingir os 39 graus em Santarém.
Em Beja, os termómetros vão subir até aos 38 graus, em Castelo Branco, Braga e Portalegre até aos 37 graus.

O IM prevê ainda 36 graus para Lisboa e Coimbra, 32 para Porto e Guarda e 31 para Faro.

Cuidado com os raios ultravioleta

- Portugal Diário


Comentário jocoso:

Agora imaginem aquelas senhoras ali de baixo, com aquelas tendas de campismo penduradas da cabeça até aos pés!!!!

Poçaaaa ...