domingo, julho 09, 2006

Ali Baba e ... pressão de censura



Um Sr. pertencente a uma comunidade, de índole religiosa, resolveu pressionar um blog - aliás, dois! - no sentido de, primeiramente, retirarem ou alterarem o conteúdo da publicação e, de seguida, não obtendo resultados por métodos de charme, prosseguiu para a acusação de perseguição pessoal, xenófoba, etc, etc. Tendo inclusive enviado cópia de mails trocados para a PGR e a Provedoria de Justiça.

A referir:

- trata-se de uma comunidade de índole religiosa com um site na internet, que defende os pontos de vista e opiniões de uma determinada religião e da cultura a esta subjacente - com legitimidade e liberdade para o fazer. Vivemos num Estado de Direito Democrático.

- o Estado de Direito Democrático dá a mesma legitimidade e liberdade a quem discorda, total ou parcialmente desses pontos de vista e opiniões.

- não é legítimo que quem não veja as suas pretensões atendidas e/ou aceites, bem assim como não consiga demover os demais da sua posição, apele a ataques à sua pessoa, família ou profissão, quando, a meu ver, tal tenha sido alguma vez invocado.
Acresce que tal Sr. tinha à disposição, como se pode comprovar no Blog, caixa de comentários para rebater.

- também não é legítimo que, relativamente ao ponto anterior, não tendo alcançado os seus objectivos, exerça a absurda coacção de apelar a fantasmas e às entidades públicas, que têm mais do que fazer do que dirimir questões de índole de liberdade de expressão, cujo peso é idêntico para ambas as partes.

- no nosso país o lápis azul acabou, ou mais concretamente, de acordo com a Lei não é permitido.

Toda uma situação a decorrer no Observatório da Jihad.