sexta-feira, junho 16, 2006

UE deverá aprovar hoje reinício da ajuda financeira à ANP

Os líderes da União Europeia (UE) deverão aprovar hoje o reinício do auxílio financeiro à Autoridade Palestiniana, canalizado para a saúde, serviços sociais e sanitários, mas mantendo o governo do Hamas fora do mecanismo.
Segundo o projecto de conclusões da cimeira, que hoje termina em Bruxelas, a UE «está pronta a contribuir com uma quantia substancial para o mecanismo internacional», que encaminharia o auxílio aos palestinianos, mas que não passaria pelo Hamas.


Responsáveis da UE não comentaram de imediato uma notícia hoje publicada no diário israelita Yediot Ahronot, segundo a qual a UE atribuiria 150 milhões de dólares norte-americanos (cerca de 118 milhões de euros) a título de ajuda inicial.

A União Europeia quer ter o mecanismo de fundos de auxílio em funcionamento no final de Junho.

O projecto de conclusões da cimeira refere que o plano foi redigido com consultas aos Estados Unidos, Rússia e Nações Unidas, que concordaram com a UE, em Maio, sobre a necessidade de encontrar um mecanismo para ajudar a economia palestiniana, depois de a maior parte do auxílio internacional ter sido cortado na sequência da vitória do movimento radical Hamas nas eleições de Janeiro.

«Claro que fizemos isto em conjunto com os nossos parceiros», afirmou a comissária europeia para a política externa, Benita Ferrero-Waldner.

«Tentámos encontrar uma solução com a qual todos pudessem concordar», disse.

O documento não refere o pagamento de salários dos funcionários do Governo palestiniano - ao qual Israel se opõe -, mas menciona «concessões sociais» que, segundo responsáveis da UE, levarão ao pagamento a alguns funcionários públicos.

Segundo o Yediot Ahronot, o fundo pagará a familiares de funcionários públicos palestinianos 200 dólares norte-americanos (157 mil euros) por mês.

De acordo com o diário, Ferrero-Waldner deslocar-se-á a Israel segunda-feira para apresentar a proposta.

- Diário Digital / Lusa


Sobre esta questão de financiamentos, tanto aos Palestinianos, quanto aos Israelitas, ver artigos de 2003:

Este, este e este.

Só mudaram as moscas...