terça-feira, junho 13, 2006

GM - Opel - AutoEuropa

A General Motors, é uma multinacional; um grupo privado de negócios, com interesses espalhados pelo mundo.

Na sua vertente de construção automóvel, marca Opel, tem interesses em Portugal - uma fábrica na Azambuja.

Nos últimos dias têem-se intensificado os sinais de deslocalização desta fábrica para outras paragens, ainda não especificadas.

Trata-se de uma questão que já tem uns anos, e cujo desfecho tem sido sucessivamente adiado através da intervenção directa dos Governos.

Como qualquer empresa, privada ou pública, a GM tem que respeitar a legislação nacional. Dito isto, há a referir que se trata de uma entidade que tem por objectivo o lucro. E, foi da análise de resultados (já anteriormente tinham existido fortes indícios de vir a acontecer) a GM decidiu encerrar as suas estruturas produtivas no nosso país.

- Trata-se de um empresa privada.
- Cujo intuito é o lucro.
- Não compete à GM considerandos de ordem social.
- Não compete ao Estado português subsidiar empresas privadas, seja nacionais, sejam estrangeiras.
- Não compete ao Estado português pagar a empresas para manterem-se a produzir.

Os empregados da GM fizeram hoje 2 horas de greve, alguns elementos não foram devidamente veiculados: Trabalhadores entregam proposta de redução de custos.
Acresce que, não é com greves, ainda que seja um direito constitucional inalienável, não conseguiram reverter o encerramento já anunciado, e que, parece ser desta, será concretizado em Outubro.

Tudo isto acaba por reenviar-nos para a tecla do costume:

o encerramento e falência das empresas, e todos os seus correspondentes efeitos a nível social, económico e pessoal, só serão ultrapassados e ultrapassáveis se existir a coragem de efectuar uma concertação planeada e alargada de substancial baixa de impostos e de maior flexibilidade ao nível da Legislação Laboral e de Planos de Segurança, que não o da Segurança Social.

Como a GM - Opel - AutoEuropa, muitas outras existiram. Em paralelo àquelas que desaparecem, muitas outras não poderão vir a surgir e a implementarem-se em Portugal por falta de condições.

Addenda:

(14-06-06) Já é conhecido o local para onde será deslocalizada a GM - Opel - Auto Europa:
A Rússia!

O Presidente Putin agradece à GM a escolha.
Geopolítica e Geoestratégia, a quanto obrigas.