quarta-feira, junho 21, 2006

O Rei da Peixeirada

Jardim cala oposição e "acaba com peixeirada"

Há polémica nas comemorações dos 30 anos de autonomia regional. Por decisão do PSD/Madeira, a sessão solene do dia 1 de Julho (dia da região autónoma) sai do hemiciclo para o Fórum do Machico, onde o PS, PCP e BE celebraram o 25 de Abril. Mas esta não é a única mudança. Em comparação com anos anteriores, desta vez o PSD cala a oposição ao dispensar as intervenções dos partidos na cerimónia oficial.

O figurino, que será discutido hoje na reunião de líderes, só permite a subida à tribuna para discursar do presidente da Assembleia Legislativa, Miguel Mendonça (PSD), e do presidente da Câmara Municipal de Machico, Emanuel Gomes (PSD), como representante da autarquia anfitriã da cerimónia. O DN apurou que o PSD está ainda a analisar a hipótese de colocar, entre estes dois oradores, uma terceira figura da sociedade civil a fim de enquadrar o momento histórico.

Alberto João Jardim assume e justifica a opção tomada pela maioria: Assim "acabam-se as peixeiradas e mentiras institucionais. Eu também não falo. Aliás, se quiser falar não me faltam oportunidades nesse dia, tenho um comício do PSD", disse o presidente do Governo Regional.

Noutros anos, esse comício dos sociais-democratas servia precisamente para Alberto João Jardim responder às intervenções da oposição feitas, durante a manhã na Assembleia Legislativa regional.

Perante as novas regras impostas pelos sociais-democratas, os deputados do PS, PCP, BE e CDS/PP ameaçam agora faltar às comemorações oficiais. Um boicote que deixa Jardim satisfeito. "Se eles comparecerem é que me preocupa, é um momento mal passado", disse aos jornalistas.

- DN


Alberto stronzo Jardim dixit!
(Um comediante nato.)