quarta-feira, junho 07, 2006

Com tanta sapiência, não sei que diga...!!

Voos secretos: Conselho da Europa afirma que Portugal colaborou com a CIA

Relatório vai ser apresentado hoje

Portugal figura na lista dos 14 países europeus referenciados num relatório do Conselho da Europa como tendo sido usado para escala de voos secretos da CIA durante o transporte de prisioneiros acusados de terrorismo. O autor do relatório apresentado hoje em Paris, o parlamentar suíço Dick Martin, estabeleceu diferentes graus de envolvimento, estando Portugal descrito como tendo tido um grau de conivência menor.

De acordo com o documento, o aeroporto de Santa Maria, nos Açores, foi utilizado para reabastecimento de aviões de transporte de suspeitos de terrorismo, geralmente em voos a caminho dos Estados Unidos.

"Torna-se claro - mesmo estando ainda longe de apurar toda a verdade - que as autoridades de diversos países europeus participaram activamente, com a CIA, em actividades ilegais, e que outros [países] fecharam os olhos ou não quiseram saber [das actividades da CIA]", indicou Dick Martin no seu relatório apresentado hoje em Paris e do qual a AFP obteve uma cópia.

O relatório acusa a Suécia, a Bósnia-Herzegovina, o Reino Unido, a Itália, a antiga república jugoslava da Macedónia, a Alemanha e a Turquia de "violações do direito das pessoas" durante transferências ilegais para centros de detenção norte-americanos.

"Outros Estados são responsáveis de conivência - activa ou passiva - em matéria de detenções secretas e de transferências ilegais: Polónia, Roménia, Espanha, Chipre, Irlanda, Portugal e Grécia".

O relatório acusa também a Polónia e a Roménia de possuírem prisões secretas da CIA.

- AFP - LUSA


um quê de imbecilidade, lirismo, inconsequência e PROFUNDA hipocrisia em tudo isto.

The show will go on... com os artistas do costume.

Relatório do Conselho da Europa