quinta-feira, fevereiro 16, 2006

E assim vai o País

Protecção Civil: Presidente demitiu-se por «falta de condições» - ministro

O ministro da Administração Interna, António Costa, revelou que o ex-presidente do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, Bargão dos Santos, que hoje se demitiu, alegou «falta de condições para realizar o seu trabalho».

Bargão dos Santos demitiu-se nove dias depois de ter tomado posse e foi hoje à noite substituído pelo major-general Arnaldo José Ribeiro da Cruz, com o parecer favorável da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, da Liga Portuguesa de Bombeiros, mas com a posição contrária da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

O gabinete do ministro de Estado e da Administração Interna emitiu uma nota ao princípio da noite indicando que «o Governo aceitou o pedido de exoneração do cargo de presidente do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil que lhe foi hoje apresentado pelo major- general João Gabriel Bargão dos Santos».

O comunicado governamental não refere os motivos que levaram Bargão dos Santos, médico ortopedista militar, a pedir a demissão nove dias depois de ser empossado.

Bargão dos Santos é o terceiro militar a pedir a demissão de presidente na história curta do SNBPC, criado em 2003 em resultado da fusão do Serviço Nacional de Bombeiros e do Serviço Nacional de Protecção Civil.
O SNBPC tem como objectivo a protecção e socorro de pessoas e bens, competindo-lhe, genericamente, orientar e coordenar todas as actividades de protecção civil e socorro.

- Diário Digital / Lusa