sexta-feira, agosto 12, 2005

Portela vs. OTA

Estudo aconselhava uso da Portela por mais 15 anos

Duas empresas britânicas realizaram o estudo há seis anos e escrevem que a Portela poderá funcionar por mais 15 anos e receber 21 milhões de passageiros/ano


Eu não dizia?!!
E sou leiga em estudos de aeroportos!! Aeroportos para mim, só mesmo como utilizadora dos serviços; mas, como já passei por uns quantos, e, ao contrário do Engº "façam as contas" Guterres, dá para os gastos: a análise e dedução.


Um estudo realizado por duas empresas britânicas há seis anos conclui que o aeroporto da Portela, em Lisboa, poderá funcionar por mais 15 anos e receber 21 milhões de passageiros/ano, desde que seja remodelado, noticia hoje o Público.

O jornal refere que o estudo - elaborado pela British Airport Authority e pela empresa que gere o aeroporto de Manchester - foi pedido pela ANA - Aeroportos de Portugal, mas desvalorizado pela empresa e pelo então secretário de Estado dos Transportes Guilhermino Rodrigues, actual administrador da ANA e NAER- Novo Aeroporto, SA.

Quer a ANA quer o secretário de Estado "consideraram que os consultores haviam 'exorbitado' nas questões que colocaram e haviam tirado conclusões de forma 'irrealista'", escreve o Público.

O estudo encomendado às empresas britânicas incidia sobre o que fazer na iminência de se registarem atrasos no avanço do novo aeroporto internacional na Ota e do aumento de passageiros na Portela continuar.

O estudo sugeria que fossem projectadas obras para aumentar a capacidade do aeroporto, que assim ficaria operacional até 2020.

Os britânicos defendiam também que a construção de um novo aeroporto era "um erro e não consideravam sequer indispensável a construção de uma segunda pista de aterragem para que o aeroporto (da Portela) pudesse garantir um movimento de 21 passageiros por ano", escreve o jornal.

Actualmente o movimento na Portela é de 11 milhões de passageiros.

Outras das justificações para a tutela de então ter desvalorizado este estudo, escreve o Público, foi a de este não ter avaliado o impacto que teriam 21 milhões de passageiros a movimentarem- se no perímetro urbano de Lisboa.

No estudo Novo Aeroporto Internacional - ponderação do seu diferimento através da expansão da Portela, realizado também em 1999, a NAER admitia que seria possível prolongar o funcionamento do actual aeroporto até um período que vai de 2019 a 2024, e aumentar a sua capacidade até 20 milhões de passageiros por ano.

Num artigo de opinião assinado pelo ministro das Obras Públicas, Mário Lino, publicado quinta-feira, o responsável afirma que a decisão de construir o novo aeroporto internacional na Ota está suportada por um estudo de impacto ambiental elaborado há seis anos.

Mário Lino irá apresentar publicamente o ponto da situação do projecto do novo aeroporto em Outubro.

- Portugal Diário