domingo, agosto 07, 2005

Começa bem...!!

Lista de Carmona para Lisboa aprovada por um voto


Os nomes que acompanham o vice-presidente da autarquia obtiveram 19 votos a favor, 18 contra e duas abstenções na distrital «laranja» do PSD. Lista de Odivelas foi «chumbada»

A Comissão Política Distrital do PSD de Lisboa aprovou este sábado à noite a lista de candidatos liderada por Carmona Rodrigues à câmara da capital pela margem mínima de um voto, disse à Agência Lusa fonte partidária.

A lista do vice-presidente da autarquia obteve 19 votos a favor, 18 contra e duas abstenções, acrescentou a mesma fonte.

Na mesma reunião, que começou depois das 18 horas de sábado e se prolongou até perto da meia-noite, foi "chumbada" a lista do PSD à Câmara Municipal de Odivelas, encabeçada por Fernando Ferreira, com 26 votos contra, 11 a favor e duas abstenções.

Segundo os estatutos do partido, o PSD terá de apresentar nova lista ao município de Odivelas ou a Comissão Política Nacional pode chamar a si o processo de escolha dos candidatos.

Em declarações à Agência Lusa, o líder da distrital, o deputado António Preto, disse que a aprovação da lista, ainda que por escassa margem, prova que Carmona Rodrigues «tem todas as condições, por parte do partido, para fazer uma grande campanha».

«O partido provou que é uma boa muleta e não um obstáculo à candidatura do prof. Carmona Rodrigues», acrescentou o líder da distrital, que desdramatizou a aprovação das candidaturas da capital pela escassa margem de um voto: «Há quatro anos também a lista de Fernando Seara a Sintra passou por um voto.»

António Preto afirmou desconhecer o resultado de Odivelas, por ter abandonado a reunião mais cedo, e garantiu que as listas do partido aquele município - com ou sem alterações, que «dependem agora do candidato à câmara» - será votada em nova reunião da distrital na próxima semana.

Das dez listas que a distrital lisboeta tem que aprovar, falta ainda concluir as de Sintra, Loures e Vila Franca de Xira, que serão submetidas à Comissão Política Distrital na próxima semana.

De acordo com dirigentes do PSD/Lisboa ouvidos pela Agência Lusa, António Preto foi criticado durante a reunião de sábado por «não ter consultado os órgãos da distrital durante as negociações, com Carmona Rodrigues e a direcção nacional, para a indicação de nomes para a lista de Lisboa».

Uma das escolhas mais contestadas, segundo os mesmos dirigentes, foi a de Fontão de Carvalho, ex-CDS-PP e que foi eleito nas autárquicas de 2001 na lista PS/PCP, «ainda mais tratando-se do número dois» da candidatura do PSD a Lisboa.

Da lista de candidatos à principal câmara do país foram excluídos todos os vereadores eleitos em 2001 com Pedro Santana Lopes, ex-líder do PSD e actual presidente do município, que não se recandidata por opção da liderança do partido, que optou por Carmona, actual número dois do município.

Em Abril, Pedro Pinto, Helena Lopes da Costa, Maria Manuel Pinto Barbosa, Eduarda Napoleão e Ana Sofia Bettencourt manifestaram-se publicamente a favor da recandidatura de Santana Lopes e contra a opção por Carmona Rodrigues.

O independente Carmona Rodrigues é o cabeça-de-lista do PSD, seguindo-se Fontão de Carvalho e Marina Ferreira, actual presidente da Junta Metropolitana de Transportes.

Da candidatura social-democrata fazem ainda parte Pedro Feist, ex-vereador do CDS-PP, Gabriela Seara, chefe de gabinete de Carmona e directora de campanha, o antigo vereador António Proa, José Amaral Lopes, ex-secretário de Estado da Cultura, e Sérgio Pinto, presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica e o nono nome é indicado pela JSD.

Na reunião da Comissão Política Distrital do PSD de Lisboa foram aprovadas as seguintes listas de candidatos às autárquicas de 9 de Outubro: Oeiras, Cascais, Lisboa, Amadora, Azambuja, Mafra.

Faltam ainda aprovar as candidaturas aos concelhos de Vila Franca de Xira, Sintra, Queluz e Odivelas.

Segundo a lei eleitoral das autarquias, o prazo limite para a entrega de listas é 16 de Agosto.

- Portugal Diário