domingo, janeiro 16, 2005

Então o PS não sabia?!


O PS desatou a gritar: "Aqui d'el rei", o Ministro Morais Sarmento anda a "esbanjar" o erário público indevidamente.

Teria alugado um jacto a uma companhia privada portuguesa, e ter-se-ia deslocado no mesmo com uma comitiva, para entregar ao Estado de S. Tomé e Princípe equipamento de media em "2ª mão" (mas que ainda funcionava!); acrescentando a cacha de: Bom-Bom - nome do complexo turístico onde terão ficado acomodados.
De seguida, o ministro terá ido dar um mergulho (coisa de que nada gosta..) e ai, de novo.

Acontece que, o ministro foi lá tratar de questões bem mais sensíveis e confidenciais, do que aquelas apresentadas pelo PS.

O PS não sabia?
Claro que sabia. Assim como sabia dos detalhes logísticos da viagem, do Bom-Bom e do mergulho, também sabia muito bem do real motivo da deslocação.

Não se tratou apenas de uma estratégia de campanha eleitoral, mas sim de uma estratégia.

A questão subjacente é:
o que levou o PS a "denunciar" a deslocação do ministro sob "falsos" pretextos, e porquê?

A exploração petrolífera de S. Tomé e Princípe é altamente cobiçada por todas as multinacionais petrolíferas, e todas elas 'dariam' o seu "melhor" para obterem concessões de exploração.
No caso da GALP poder aceder a tal possibilidade, seria uma extraordinária mais valia para o Estado português e para os contribuintes portugueses.

Aquilo que o PS fez foi ao arrepio da postura de Estado, que exige que questões sensíveis para os interesses económicos e políticos de Portugal, sejam mantidas confidenciais até à sua conclusão positiva.
Não foi isso que o PS fez.

"Obrigaram"o ministro, em defesa da sua honra, a revelar o real motivo da deslocação, já então conhecida pelo PS.

Já a postura do PM português, não merece sequer comentários, por tão baixo o nível a que chegou.