domingo, abril 04, 2004

Dicotomia Ser Racional - Ser Instintivo

A máxima de Sócrates - "Conhece-te a ti mesmo(a)", foi hoje testada, ao seu limite!

Esta 'estranha' dicotomia que nós somos; o Ser Instintivo que por natureza somos, e o Ser Racional que tentamos e, 'teimamos' em afirmar diariamente.

Durante toda a nossa vida tentamos conquistar e subjugar esse Ser Instintivo (o Instinto em nós), fruto do 'animal', do Ser Humano Primário, para dar lugar ao Ser Racional, consciente de Si a cada segundo da Vida. Consciente de todos os factores endogenos e exogenos que nos compõem.

Mas, a Vida, na sua dimensão maior, tem uma Sabedoria que nos ultrapassa, e que teima em desfazer as nossas prerrogativas de Ser Racional a cada segundo!
E ensinar-nos essa diferença!

Quando menos esperamos, Ela (Vida) coloca-nos perante situações que a nossa Razão não consegue controlar, ou sequer entender; e, somos apenas Instinto.
Um Instinto tão Primário quanto primários e inconscientes são os nossos 'receios' tanto mais 'profundamente escondidos em nós, colocando de lado a sua percepção!

A Humanidade.
Os filósofos tentaram desde sempre compreender esse lado 'Irracional', esse lado 'Instintivo', que dificilmente é percebido de imediato pela Razão.
Ficamos perante nós, num vazio, sem rede, apenas Nós.

Como é possível que algo possa ser compreendido, dissecado, analisado e classificado pela Razão, seja fundamento da imersão desse Instinto?

Bom, será possível, e é possível; mas, quando tal acontece não somos tão racionais ou analíticos, apenas reagimos. E aí, surge esse Nós Instintivo, essa Fera Adormecida, que age!

Uma tolice!! Um desassombro, mas realidade!

Devia ter ido pelas escadas rolantes paradas, em vez do elevador!

Não sou muito racional ou sociável nestes momentos em que sou um Ser Instintivo!
Apenas eu, perante mim mesma e sem rede!