Bush disposto a enviar mais tropas para o Iraque
O presidente norte-americano George W. Bush afirmou terça- feira ser "importante" manter a data de 30 de Junho para a transferência de poder para os iraquianos e mostrou-se preparado para enviar mais tropas para pacificar o país.
"A 30 de Junho, a soberania será colocada nas mãos dos iraquianos", afirmou Bush, durante uma conferência de imprensa na Casa Branca, depois de nos últimos dias vários responsáveis norte- americanos terem manifestado o desejo de adiar a transferência de poderes devido à degradação da situação no país.
Garantindo que, caso seja necessário, serão enviadas mais tropas para o Iraque, Bush reconheceu que os últimos dias no Iraque foram "difíceis", mas defendeu que não se trata de "uma guerra civil" nem de uma "insurreição popular".
As afirmações de Bush sobre o Iraque foram já criticadas pelo candidato democrata à Casa Branca, John Kerry, que acusou o actual presidente de não ter proposto um plano para estabilizar o Iraque.
"O presidente tinha a oportunidade de dizer ao povo norte- americano quais as medidas que pretendia tomar para estabilizar a situação no Iraque. Infelizmente não propôs qualquer plano", afirmou Kerry, num comunicado divulgado pouco após a conferência de imprensa de Bush.
Kerry disse mesmo que "o presidente deu a entender que tenciona prosseguir obstinadamente a mesma política que representa um enorme risco para as tropas norte-americanas e um custo muito elevado para os contribuintes norte-americanos".
A política de Bush em relação ao Iraque mereceu críticas de John Kerry, o candidato democrata à Casa Branca.
John Kerry, que vai defrontar Bush nas presidenciais de 02 de Novembro, entende que os Estados Unidos devem procurar internacionalizar os esforços para garantir a paz no Iraque.
- Lusa