Presidenciais norte-americanas
Candidatos com «blogs»
Pouco conhecidos há dois ou três anos, os «blogs» (diários pessoais publicados na Internet) tornaram-se recentemente um instrumento indispensável nas campanhas para as presidenciais norte-americanas, em especial depois de um surpreendente arranque de Howard Dean nas primárias democratas. Na sequência desta nova relação entre a Internet e a política, foram criados os «blogs» dos dois homens que vão defrontar-se nas eleições de Novembro, John Kerry e George W. Bush.
O «blog» de Bush (http://georgewbush.com/blog/) contém sobretudo notícias relativas à agenda presidencial e «links» para artigos de diversos órgãos de comunicação social. Há ainda um espaço dedicado aos cibernautas que tenham «blogs» ou «sites» próprios e que queiram divulgar nas suas páginas a campanha do actual Presidente norte-americano, através da colocação de «banners» e notícias.
Quanto ao «blog» de John Kerry (http://blog.johnkerry.com/), baseia-se essencialmente - tal como o de George W. Bush - no que vai acontecendo durante a campanha e em notícias que digam respeito aos Estados Unidos, sendo escrito pela sua equipa, por apoiantes e por convidados especiais. O «blog» de Bush também é redigido pela sua equipa.
Este é, aliás, um aspecto que revela alguma contradição, já que os «blogs» foram originalmente concebidos como diários pessoais, mas tanto a equipa de Bush como a de Kerry optaram por uma abordagem formal.
Além das medidas que preconizam em termos políticos, a maior diferença entre os dois «blogs» reside sobretudo no facto de o de John Kerry permitir comentários, ao passo que no de Bush essa possibilidade não existe.
Médico e governador do pequeno Estado norte-americano de Vermont, Howard Dean era praticamente desconhecido até ao início das últimas primárias democratas, altura em que conseguiu grande apoio popular à sua candidatura, graças ao seu «site» de campanha, criado em Agosto de 2002. Dean, que apostou na interactividade, chegou mesmo a angariar, em tempo recorde, 15 milhões de dólares de pequenos donativos para a sua campanha. Embora se tenha afundado nas últimas semanas (segundo os seus apoiantes devido à forma como os «media» tradicionais o trataram, ridicularizando-o através da difusão dos seus gritos de alegria a seguir aos bons resultados que obteve em Iowa), Dean apostou de forma inovadora na Internet, permitindo maior participação dos cidadãos, o que pode explicar, segundo vários analistas, o seu sucesso em especial entre os jovens.
- Cristina Bernardo Silva
Pouco conhecidos há dois ou três anos, os «blogs» (diários pessoais publicados na Internet) tornaram-se recentemente um instrumento indispensável nas campanhas para as presidenciais norte-americanas, em especial depois de um surpreendente arranque de Howard Dean nas primárias democratas. Na sequência desta nova relação entre a Internet e a política, foram criados os «blogs» dos dois homens que vão defrontar-se nas eleições de Novembro, John Kerry e George W. Bush.
O «blog» de Bush (http://georgewbush.com/blog/) contém sobretudo notícias relativas à agenda presidencial e «links» para artigos de diversos órgãos de comunicação social. Há ainda um espaço dedicado aos cibernautas que tenham «blogs» ou «sites» próprios e que queiram divulgar nas suas páginas a campanha do actual Presidente norte-americano, através da colocação de «banners» e notícias.
Quanto ao «blog» de John Kerry (http://blog.johnkerry.com/), baseia-se essencialmente - tal como o de George W. Bush - no que vai acontecendo durante a campanha e em notícias que digam respeito aos Estados Unidos, sendo escrito pela sua equipa, por apoiantes e por convidados especiais. O «blog» de Bush também é redigido pela sua equipa.
Este é, aliás, um aspecto que revela alguma contradição, já que os «blogs» foram originalmente concebidos como diários pessoais, mas tanto a equipa de Bush como a de Kerry optaram por uma abordagem formal.
Além das medidas que preconizam em termos políticos, a maior diferença entre os dois «blogs» reside sobretudo no facto de o de John Kerry permitir comentários, ao passo que no de Bush essa possibilidade não existe.
Médico e governador do pequeno Estado norte-americano de Vermont, Howard Dean era praticamente desconhecido até ao início das últimas primárias democratas, altura em que conseguiu grande apoio popular à sua candidatura, graças ao seu «site» de campanha, criado em Agosto de 2002. Dean, que apostou na interactividade, chegou mesmo a angariar, em tempo recorde, 15 milhões de dólares de pequenos donativos para a sua campanha. Embora se tenha afundado nas últimas semanas (segundo os seus apoiantes devido à forma como os «media» tradicionais o trataram, ridicularizando-o através da difusão dos seus gritos de alegria a seguir aos bons resultados que obteve em Iowa), Dean apostou de forma inovadora na Internet, permitindo maior participação dos cidadãos, o que pode explicar, segundo vários analistas, o seu sucesso em especial entre os jovens.
- Cristina Bernardo Silva