quarta-feira, dezembro 17, 2003

Já mete nojo!

Nos últimos dias o Jornal "Público" tem vindo a publicar artigos relativamente à questão de Timor (Leste).

Hoje: aqui, aqui e aqui, são continuação dos anteriores.

Fui das pessoas que se manifestou pela independência, pelo reconhecimento de Timor Leste como Estado Soberano, e pelo término da ocupação pela Indonésia.

A questão das independências por Portugal, não é uma questão pacífica ou pacificada! Está muito longe de o ser, e muito ainda está por dizer e, por explicar.
Timor Leste não é caso único!

Os partidos políticos de Timor Leste têm vindo a revelar uma propensão para atacar com uma verocidade incrível, Portugal.
Têm razões de queixa? É muito provável que tenham em relação ao passado, não são únicos. Actualmente, não têm razão de queixa. Têm estado a receber milhões de Euros em troca de nada! Têm desprezado a cultura portuguesa; a língua, os apoios 'legislativos', o envio de professores e de material escolar, o investimento directo por parte de empresários portugueses. Têm legitimidade de recusar, mas Portugal tem também legitimidade de cortar quaisquer subsídios ou ajudas monetárias a Timor Leste.

É aconselhável que o Governo Português se apreste a cortar permanentemente o fornecimento de ajuda económica, afinal um Estado Soberano deve prover a fundos próprios e, fazer uma gestão correcta e eficaz desses fundos. Não se tratam de 'pessoas' desvalidas/incapazes, como diz uma ditado português:
"Tens mãozinhas, tens pézinhos, levanta-te se queres comer".