segunda-feira, setembro 08, 2008

UNITA aceita vitória do MPLA

A UNITA aceita os resultados das eleições legislativas em Angola, declarou esta noite em Luanda o presidente do partido, Isaías Samakuva.

"A UNITA aceita os resultados das eleições e deseja ao partido vencedor que governe no interesse de todos os angolanos", afirmou Samakuva numa nota lida à
comunicação social.

Anteriormente, hoje também, a Comissão Nacional de Eleições tinha indeferiu o pedido de impugnação das eleições legislativas angolanas na província de Luanda apresentado pela UNITA, porque este partido não fez "acompanhar o processo de elementos de prova".

Segundo a comissão eleitoral, a "apresentação de provas" constitui o "pressuposto" para que o pedido de impugnação seja "apreciado pela CNE".

"O pedido de impugnação do acto eleitoral apresentado pela UNITA não é acompanhado de qualquer elemento de prova, nem tão pouco das actas das Assembleias de Voto em que as alegadas insuficiências se verificaram, conforme o disposto no art. N 165 da Lei Eleitoral", referiu a CNE.

Segundo a decisão, "a não observância da UNITA dos procedimentos fixados pelos art. 162 e 165 da Lei Eleitoral impedem a CNE de apreciar o mérito da causa".

O MPLA, por seu lado, tinha considerado que a CNE tinha agido "de acordo com a legislação" ao indeferir o pedido da UNITA.

"Estávamos à espera que a CNE se inteirasse dos fundamentos do pedido e, como órgão independente, se pronunciasse de acordo com a legislação. O que agora aconteceu", afirmou "Kwata Kanawa", porta-voz do MPLA.

O MPLA lidera o resultado da votação com 81,73 por cento dos votos já
contabilizados.
- SIC

(actualização)


(clique na imagem)