sexta-feira, setembro 12, 2008

E viva a propaganda eleitoral!

23 governantes dão hoje cheques aos bons alunos

Educação. Governo mobiliza-se para entregar prémios de 500 euros

Primeiro-ministro e nove ministros nas escolas no 'Dia do Diploma'

Depois de um regresso às aulas morno, na quarta-feira, com a ministra da Educação, Maria de Lurdes a visitar uma escola do Porto ainda sem estudantes nos corredores, o Governo volta hoje a mobilizar-se para assinalar com a devida pompa e circunstância o novo ano escolar.

Há exactamente um ano, em 2007, a entrega de computadores portáteis a alunos do 10.º ano e professores, no âmbito do programa "e--escolas", levou o primeiro-ministro, sete ministros, 13 secretários de Estado e o coordenador do Plano Tecnológico da Educação a percorrerem as escolas do País.

Desta vez - sem o representante das tecnologias educativas mas com um contingente de 23 governantes, incluindo os titulares de nove pastas, da Saúde aos Negócios Estrangeiros -, é o "Dia do Diploma" que justifica o périplo do Executivo.

A cerimónia, instituída este ano por despacho da ministra da Educação, adapta à realidade nacional o equivalente ao 'graduation' dos liceus norte-americanos, promovendo nas escolas "uma acção formal de entrega dos certificados e diplomas" do secundário aos alunos, "envolvendo a respectiva comunidade educativa".

(...)