quinta-feira, maio 29, 2008

Freira do Bugio só existe em Portugal

Genética prova que ave só existe na ilha do Bugio

Afinal, a Freira do Bugio só existe em Portugal. A ave foi agora classificada como sendo endémica da Madeira, mais propriamente do Bugio, uma das três ilhas das desertas.

Até agora, os cerca de 200 casais de Pterodroma feae existentes nas desertas, juntamente com os que nidificam em quatro ilhas do arquipélago de Cabo Verde formavam uma só espécie.

Já existiam dúvidas sobre a classificação correcta das populações, mas a nível morfológico as diferenças eram pequenas e ficavam-se pelo bico e pelas patas dos indivíduos. Recentemente, os investigadores do projecto SOS Freira do Bugio obtiveram resultados da pesquisa genética feita com tecidos dos indivíduos de Cabo Verde.

Os dados provaram que a diferença genética é demasiado grande e obriga a elevar a população da Madeira a uma espécie diferente. “Ninguém sabe quando é que as duas espécies se separaram”, explicou Ivan Ramirez, o coordenador do programa marinho da SPEA (Sociedade Portuguesa para o estudo das Aves). Mas a diferença entre o ADN poderá dar uma indicação temporal dessa separação.

Desde 2006 que o projecto SOS trabalha na conservação da comunidade da Madeira da Freira do Bugio que já era considerada vulnerável. Agora o esforço ainda é mais urgente.

A espécie só visita durante os meses de nidificação o planalto sul da ilha, que tem menos de cinco mil metros quadrados. Apesar de passarem grande parte do dia no mar, é nesta área que as aves têm os ninhos, em buracos no solo. A erosão deste planalto e a ocupação dos ninhos por outras espécies de aves são as principais fontes de stress que os investigadores tentam combater.

Para o final do ano deve sair o artigo científico sobre a nova espécie. Os investigadores propuseram um novo nome científico que espera a aprovação da Comissão Taxonómica Internacional, até lá ainda é a Pterodroma feae que continua a voar.
- Público

A propósito desta ave podem consultar o Projecto SOS Freira do Bugio, da SPEA - Soc. Port. para o Estudo das Aves.