terça-feira, maio 27, 2008

Eu também ...

Partido de Aung San Suu Kyi considera referendo constitucional uma "impostura"

O partido de oposição de Aung San Suu Kyi rejeitou hoje o referendo constitucional organizado a 10 e 24 de Maio pela Junta Birmanesa, considerando-o uma “impostura”.

Reagindo pela primeira vez aos gritos de vitória do regime militar que afirmou ontem que a sua Constituição foi aprovada por mais de 92 por cento dos eleitores, a Liga Nacional para a Democracia (LND) de Suu Kyi denunciou a “obstinação” dos generais em organizar a votação, apesar da destruição e perda de vidas humanas causadas pelo ciclone Nargis.

Numa declaração, a LND considerou que o referendo não foi “livre nem honesto” e afirmou que não pode aceitar esta “impostura”.

Hoje, 15 membros da LND foram detidos quando se dirigiam para a casa de Suu Kyi, em Rangum. Na altura começava na sede da LND uma cerimónia para marcar o 18º aniversário da vitória eleitoral de 27 de Maio de 1990 nas legislativas, nas quais o Exército não honrou os resultados e tomou o poder.

Como todos os anos no final de Maio, a Junta Militar deve analisar a ordem de prisão domiciliária imposta a Suu Kyi. É esperada para breve uma decisão.

- Público

Num país devastado por uma catástrofe natural, onde as pessoas necessitavam, e necessitam, de auxílio e salvamento imediato, a sanguinária Junta militar manteve uma fantochada de pseudo referendo. Haverá alguém que leve tais resultados a sério?!