terça-feira, maio 13, 2008

Alarvidade

Lisboa ainda é "o centro de conspirações contra Angola"

O Jornal de Angola (JA) diz que "chegou a hora de dizer basta" ao que qualifica como "os mais baixos ataques ao país" e aos seus dirigentes políticos. O aviso consta de um texto disponível na edição on-line do jornal, e assinado pelo director do periódico estatal, para quem "Lisboa continua, infelizmente, a ser o centro das conspirações contra Angola". Este não é o único artigo a visar os portugueses - num texto não assinado, no mesmo jornal, diz-se que "se o regabofe continua" serão publicadas "listas com os nomes dos quadrilheiros portugueses, que foram capturadas no bunker de Jonas Savimbi [o antigo líder da UNITA, morto em 2002]".
(...)

"A palavra do director"

No outro texto, numa coluna intitulada "A palavra do director", e assinada pelo próprio, José Ribeiro afirma que "alguns órgãos da imprensa portuguesa fazem gala em propalar mentiras sobre a realidade angolana e difamar os governantes angolanos". "É um hábito que vem de longe e só se justifica pelo ódio ao MPLA, a organização política que derrotou o colonialismo e ajudou a derrubar o regime fascista português", prossegue, desta vez apontando ao director do Expresso. Na última edição do semanário, Henrique Monteiro subscreveu as palavras de Bob Geldof. "Calúnias", diz José Ribeiro, afirmando adiante que "os amigos de Jonas Savimbi, mesmo os que agora se viram contra aquele que lhes serviu fortuna fácil, têm de se habituar a respeitar Angola e os angolanos". "Patético", responde Henrique Monteiro: "Eles não compreendem a nossa liberdade de expressão."

- DN

Oh vendidos, alarves!
Gentinha rasteira e sem coluna vertebral.

Neste momento só consigo pensar no meu patrício Orlando Castro, esse farol de verdade sobre Angola.
Atire-lhes com a verdade à cara, que é coisa que essa chusma não tolera! Isso, e a verticalidade - que é coisa que não se compra na farmácia.