terça-feira, março 27, 2007

Ainda no rescaldo ...

... daquela espécie de qualquer coisa!!

Esquerda quer RTP no Parlamento por causa de Salazar (!!!)

Do Prof. Rosado Fernandes:

Interpretar a votação

É difícil compreender o espanto provocado pela votação obtida, num concurso dos Dez Maiores Portugueses de Sempre, pela figura de Salazar.
Os mais de 41% surpreendem-nos de facto.
Pensando com um mínimo de racionalidade, teremos de nos perguntar se esse grupo de votantes era constituído unicamente por velhos "salazaristas". Todos sabemos que não.
Muitos nunca o foram, antes pelo contrário, o que ainda torna o caso de relevância política mais melindrosa.
A grande maioria quis exprimir o seu protesto e o medo pelo futuro que a espera. Depara-se-lhe o espectáculo da corrupção permanente, sem que se queira um sistema de Justiça que julgue os infractores.
No sector da economia, sucedem-se as falências, a fuga das empresas para outros países, sem que, perante o desemprego, se dê importância ao ensino profissional ou à nossa agricultura, que é acusada exclusivamente dos subsídios que recebe, enquanto as comissões dos grandes negócios se escondem.
Sabe-se que o aparente bem-estar instalado provém do endividamento das famílias e da dívida externa. A maioria, portanto, sente-se insegura, sem instrução, e pensa: "Já lá vão 33 anos"

É o preço da liberdade, dizem-lhe. Mas ela não acredita que leve tanto tempo e por isso votam muitos dos seus cidadãos como votaram. Mal! É certo. Mas é admissível também que protestem por querer que alguma confiança na vida lhes seja proporcionada.

(Defensor do Marquês de Pombal no concurso da RTP)

- DN